Setecidades Titulo Religião
Tradição da Folia de Reis é mantida no Grande ABC

São Bernardo, São Caetano e Diadema ainda têm grupos que se apresentam aos fiéis

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
04/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Na segunda-feira é celebrado o Dia de Reis, homenagem aos três reis magos que presentearam o menino Jesus com ouro, incenso e mirra logo após seu nascimento, segundo a fé católica. Desde a véspera de Natal, grupos da região mantêm viva a tradição interiorana da Folia de Reis e cantam e tocam em diversas casas sobre o nascimento de Cristo.

Diante do presépio montado na casa do engenheiro Paulo Rogério Oliveira, 42 anos, a Companhia Santa Cecília se reuniu na quinta-feira, em São Caetano, para fazer a folia. Observados por um quadro com a imagem de Jesus, cantaram e tocaram músicas religiosas com os instrumentos musicais cobertos de fitas coloridas. A tradicional bandeira com o desenho da Sagrada Família também não pode faltar. “Muitas pessoas colocam fitas com pedidos na bandeira”, explica o embaixador da companhia, Wilson Maria, 62.

A folia de São Caetano tem 22 integrantes, entre músicos, caixeiros, bandeireiros e os tradicionais bastiões, palhaços que animam o público e principalmente as crianças. O encarregado de almoxarifado Marcos Paulo, 40, é um dos bastiões do grupo. “Aos 7 anos tive sarampo e minha mãe fez a promessa de que eu me apresentaria por sete casas com a folia caso me curasse. Sarei, mas nunca abandonei a tradição.”

Além de percorrer cerca de 150 casas da cidade e também de Santo André, o grupo se apresenta amanhã, às 10h30, na Igreja Nossa Senhora das Dores, na Vila Palmares, em Santo André, e na segunda-feira, às 19h30, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Vila São José, de onde a companhia faz parte.

Em Diadema, o grupo Folia Sr. Zé Reis se apresenta em diversas casas da Vila Nogueira, saindo à tarde da Rua Gaspar Lemos. A mesma atividade será realizada no bairro na segunda-feira. Já amanhã, às 18h, haverá a participação na missa da Paróquia Menino Jesus, no bairro Jordanópolis, em São Bernardo. “É uma tradição de família que passou de pai para filho e procuro manter”, garante José Jacinto da Silva Neto, o Zé Reis, 71.

Também amanhã São Bernardo realiza o 4º Encontro de Folias de Reis, que começa por volta das 10h30 com missa sertaneja na Paróquia Santíssima Virgem, no Jardim do Mar. Haverá procissão até o Parque da Juventude, no Centro, onde se apresentam folias da cidade e também de outros municípios da região, do Interior e de Minas Gerais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;