De acordo com um projeto de orçamento divulgado nesta terça-feira, o déficit deve diminuir para 41,3 trilhões de ienes (US$ 400 bilhões) no ano fiscal que começa em abril do ano que vem, ou cerca de 8,3% do produto interno bruto (PIB). No ano fiscal atual, a expectativa é que o déficit seja de 42,9 trilhões de ienes.
A receita adicional de 4,5 trilhões de ienes proveniente do aumento do imposto sobre vendas a partir de abril será determinante para a redução do déficit.
O orçamento para o próximo ano fiscal prevê gastos totais de 95,9 trilhões de ienes, em comparação com 98,1 trilhões de ienes previstos para o ano fiscal atual. O Japão normalmente aprova uma série de orçamentos suplementares ao longo do ano.
Não há nenhuma garantia de que os gastos serão mantidos em 95,9 trilhões de ienes, especialmente se a economia perder força depois do aumento do imposto sobre vendas de 5% para 8% em abril do ano que vem.
De acordo com o projeto do orçamento para o próximo ano fiscal, os gastos na defesa vão aumentar na defesa (2,8%), nas obras públicas (12,9%) e na segurança social (4,8%). Fonte: Dow Jones Newswires.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.