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Sem ABS e air bags, Kombi não será produzida em 2014

Veículo icônico teve sua última edição fabricada em 2013: VW reafirma que seguirá a lei

Andréa Ciaffone
do Diário do Grande ABC
24/12/2013 | 07:07
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Divulgação


O fim da Kombi é inexorável. De acordo com a Volkswagen do Brasil, a decisão da empresa é seguir fielmente as determinações do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que exige que todos os carros fabricados no País a partir de 2014 tenham freios ABS e air bags. A determinação foi feita em 2009 para que as montadoras tivessem tempo para adequar suas linhas de produção. No caso da Kombi, a adaptação destes itens de segurança foi considerada inviável tanto em termos de projeto (design do painel dianteiro não comporta o espaço necessário para os air bags) quanto em custos.

INCONFORMISMO - Embora a montadora já tivesse anunciado o fim da produção por meio do lançamento de uma edição especial de despedida, alguns setores não se conformaram e tentaram dar sobrevida ao modelo.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, afirmou para o Diário que trabalham diretamente na linha de produção do veículo 917 funcionários e 3.100 na cadeia automotiva – o que incluiria as autopeças e sistemistas. “Ao todo, 4.017 empregos estão ameaçados caso a empresa persista com a decisão do fim da fabricação da Kombi”, afirmou Marques.

A VW explica que não divulga números específicos sobre linhas específicas porque os núcleos de produção envolvem atividades para diversos modelos. A empresa também não se pronuncia sobre a preservação dos empregos.

Semana passada o sindicalista divulgou que uma reunião entre sindicato, governo e empresa seria realizada ontem. Segundo a assessoria do sindicato, o encontro, que é costumeiro em viradas de ano, foi cancelada na sexta-feira. Embora ainda não exista uma data definida para que as partes se reunam, a assessoria do sindicato afirma que Marques insistirá para que o assunto entre na pauta.

DESLANÇAMENTO - Tal qual os dinossauros, a Kombi é um modelo que, por suas características intrínsecas, não conseguiu se adaptar às modernas exigências de segurança. Inclusive, é por isso que deixou de ser produzida na Alemanha há 30 anos e no México há 20 anos. Entretanto, a ligação afetiva das pessoas com o modelo chama a atenção.

Ícone da cultura pop – está sempre nos filmes em que há hippies ou freirinhas, além de ter papel de destaque no desenho animado do Scooby-Doo –, a Kombi faz parte das memórias afetivas de muita gente. Ciente deste aspecto emocional das pessoas, a VW caprichou na despedida e criou uma campanha de ‘deslançamento’ que veio acompanhada da divulgação da Kombi Last Edition. Em versão bicolor, tipo saia e blusa, interior com itens de luxo e design que remetem a detalhes presentes em modelos lançados ao longo do tempo, a Last Edition tem preço sugerido de R$ 85 mil. Tudo indica, portanto, que a última Kombi do mundo saiu da linha de montagem da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo, há poucos dias, antes das férias coletivas.

A primeira etapa da campanha, lançada em setembro, contava com um anúncio impresso que tinha como tema o ‘deslançamento’ da Kombi e indicava um hotsite (www.vw.com.br/kombi), no qual os usuários e fãs contam histórias vividas com o veículo. “A Kombi fez diferença na vida de muita gente e vai deixar saudade. Por este motivo, não poderíamos deixar de fazer uma campanha inédita de ‘deslançamento’ para homenagear esse ícone da indústria automobilística mundial”, destaca Carlos Leite, gerente de produto e marketing de comerciais leves da Volkswagen do Brasil.




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