Setecidades Titulo Refeição especial
Substituições
garantem ceia de
Natal mais saudável

Festas de fim de ano não podem ser desculpa para quem tem sobrepeso ou problemas de saúde

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
24/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


Para muita gente, a chegada do Natal vai além do significado religioso. Trata-se também da possibilidade de reunir a família ao redor da mesa farta, com gostosuras que, muitas vezes, não são ingeridas ao longo do ano. E é aí que mora o perigo: muitas pessoas cometem exageros alimentares, que podem levar a ganho de peso considerável e ainda agravar doenças pré-existentes, como colesterol e hipertensão.

Para evitar problemas para a saúde, é possível realizar substituições dos pratos tradicionais, geralmente muito mais calóricos e gordurosos, por pratos saudáveis, equilibrados e muito saborosos, porém com menos açúcares e gorduras e mais ricos em fibras.

Segundo a professora de Endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC Maria Angela Zaccarelli Marino, é importante colocar na mesa de Natal produtos que vêm da natureza. “Saladas verdes, frutas, leguminosas. Tudo isso pode ser incluído nos pratos. Esses alimentos dão sensação de saciedade e fazem com que a pessoa ingira menos carnes e embutidos, que são calóricos, têm gordura e excesso de sódio.”

A nutricionista Daniela Cavichiolli diz que é possível trocar carnes gordas, como pernil, camarões e mariscos, por outras mais leves, como peru, chester e especialmente peixes. “Bacalhau e salmão são opções deliciosas e que podem ser preparadas com pouco sal e algumas ervas, que dão sabor.”

Na hora da sobremesa, a nutricionista indica mousses de frutas ou frutas da época, como melancia, uva, pêssego e ameixa. E não abusar das castanhas, que também são bastante calóricas.

Controle

Para quem tem doenças preexistentes, é mais importante ainda controlar a gula na hora da ceia de Natal, já que os excessos podem trazer consequências, como explica o cardiologista e nutrólogo do HCor ( Hospital do Coração) Daniel Magnoni. “Pessoas que têm diabetes ou pressão alta podem sofrer consequências decorrentes do abuso, como arritmia cardíaca. Além disso, alguns sofrem intoxicações alimentares, pois a comida costuma ficar por muitas horas fora da geladeira e, aliado ao calor, pode estragar.”

Mas o cardiologista faz uma ressalva: não deixe de aproveitar a festa. “Comer de tudo um pouco, com moderação, é o mais importante. E evite abusar de bebidas alcoólicas, que só prejudicam o organismo.”

Mas não precisa abrir mão do brinde. A dica de Daniela, neste caso, é optar por uma taça de vinho tinto. “O vinho traz benefícios para a saúde, mas como também tem álcool, deve ser consumido com moderação.”

Dia seguinte

Se a pessoa não resistiu e exagerou na ceia, a dica para o dia seguinte é maneirar na ingestão de alimentos gordurosos e tomar muita água. “Não é suco ou água de coco, que é muito calórica também. Afinal, você não lava roupa com suco, porque o que limpa é a água. Para o corpo, vale a mesma coisa”, garante Maria Angela. A recomendação é ingerir dois litros do líquido por dia, se possível até mais.

Na alimentação, Daniela sugere abusar de saladas de folhas verdes, legumes e frutas, além de fazer os famosos sucos detox em casa mesmo. “Eles são produzidos com água de coco, pedaços de gengibre, limão, abacaxi e hortelão e ajudam a acelerar o metabolismo.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;