Diarinho Titulo
Artes dos livros infantis

Mostra gratuita, em cartaz na Capital, exibe dezenas de ilustrações ligadas ao universo literário

Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
15/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Os livros não guardam apenas histórias incríveis, mas também ilustrações que são verdadeiras obras de arte. E é isso o que a 1ª Macli (Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil) exibe ao público. A exposição gratuita fica em cartaz até 23 de fevereiro na Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111, 8º andar, tel.: 3321-4400), na Capital.

 

É possível conferir mais de 70 obras de artistas do Brasil, Argentina, Estados Unidos e Israel (veja seis delas nesta página) produzidas para livros infantis ou inspiradas neles. Há colagens, pinturas em tinta óleo ou acrílica, xilogravuras, esculturas, entre outras técnicas.

 

A mostra foi criada pelo artista multimídia brasileiro Favish Tubenchlak. A ideia surgiu após conhecer, em 2005, a Ilustrarte (Bienal Internacional de Ilustração para a Infância), em Portugal, e, mais tarde, o Museu Hergé, na Bélgica, com obras do criador de Tintim.

 

“Antes da escrita, o homem já se comunicava com desenho. É linguagem que aprendemos sem que ninguém precise ensinar. Depois, aprimoramos nosso olhar e prática de desenhar. Ou não. Tem adulto que desaprende”, diz o artista.

 

Favish é fã de muitas obras, autores e ilustradores dedicados à literatura infantil, como Ziraldo, Maurice Sendak (Onde Vivem os Monstros), Shel Silverstein (A Árvore Generosa) e J.M. Barrie (Peter Pan). Ele espera que o público infantil saia da Macli curtindo ainda mais a literatura e as artes visuais.

 

“Os bons livros estão aí. A maior barreira é fazer chegarem aos leitores. A família tem o papel mais importante. É preciso fazer a criança entender que vale a pena trocar o tempo de televisão e joguinhos eletrônicos pela leitura.”

 

Saiba mais

O Espelho (2012), também produzida por Favish Tubenchlak, é outra ilustração da obra A Deusa, o Herói, o Centauro e a Justa Medida.

 

Folk Art of Mexico (Arte Popular do México), de John Parra, está no livro P is for Piñata: A Mexico Alphabet (P é para Piñata: Um Alfabeto do México), de 2008.

 

A obra sem título (2011), pintada pelo brasileiro Renato Moriconi com tinta óleo sobre madeira, integra o livro Telefone Sem Fio, da Companhia das Letrinhas.

 

Adella (2012) é outra ilustração de John Parra. A obra, que não foi publicada em livro, tem 31,5 cm de largura por 38,5 cm de altura.

 

Obrigado Pelos Meus Velhos Pijamas (2009) foi feita pelo norte-americano John Parra para a obra Gracias – Thanks (Obrigado, em espanhol e inglês).

 

A Gruta (2012), criada pelo brasileiro Favish Tubenchlak, integra o livro A Deusa, o Herói, o Centauro e a Justa Medida, lançado pela Editora Livre Galeria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;