Setecidades Titulo UFABC
Klaus Capelle é mais votado em eleição para reitoria

Pesquisa de opinião da comunidade acadêmica elege professor de Física para ocupar o cargo

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
12/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Se depender da pesquisa de opinião respondida pela comunidade acadêmica da UFABC (Universidade Federal do ABC), o professor Klaus Capelle será o próximo reitor da instituição. A chapa composta pelo docente de Física da universidade desde 2009 obteve 36,46% dos 2.238 votos computados, tendo preferência entre alunos, professores e técnicos administrativos.

O nome do substituto do atual reitor, Hélio Waldman, cujo mandato termina no dia 7 de fevereiro, só será conhecido após elaboração de lista tríplice pelo conselho universitário. A expectativa é que ainda hoje se conheça outros dois nomes que serão indicados pela comissão eleitoral para documento que será encaminhado ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A decisão final a respeito da escolha do reitor fica a cargo do ministro, porém, o último processo eleitoral terminou com a nomeação do candidato eleito pela comunidade acadêmica, em 2010.

O mais votado afirma satisfação em ter sido escolhido entre todos os representantes da UFABC, apesar de se dizer consciente da responsabilidade. Entre seus planos, Capelle destaca a necessidade de consolidar a instituição de ensino federal academicamente, com ampliação de investimentos na área de pesquisa, criação de cursos e contratação de professores, além de estabelecer parcerias com as prefeituras da região para melhor integração com a comunidade.

Segundo o professor, a dificuldade será trabalhar com quantidade menor de recursos, tendo em vista a perda do status de universidade nova. “Sabemos que nosso orçamento não vai continuar a crescer como tem crescido, o que amplia as dificuldades.”

Outra vontade do candidato eleito é implementar outro bacharelado na UFABC. Atualmente, o conselho universitário da instituição discute a implantação do bacharelado de Artes e Tecnologia. E o compromisso assumido durante a campanha eleitoral, sobre a criação de moradia estudantil, tem previsão de ser mantido. “Vamos fazer estudo para definir o melhor formato a ser seguido e qual o local indicado.”

Klaus Capelle é alemão radicado no Brasil desde 1997 e tem graduação, mestrado, doutorado e livre-docência pela universidade de Würzburg, na Alemanha. Atuou como professor da USP (Universidade de São Paulo) durante 12 anos e está na UFABC desde 2009.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;