Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 27 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Economia

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Solvay anuncia fechamento da Rhodia Química de Sto.André

Marina Brandão/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Decisão é proveniente da compra da empresa Erca; trabalhadores podem ser remanejados


Leone Farias
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC

23/11/2013 | 07:05


O grupo belga Solvay vai fechar a unidade Rhodia Química em Santo André para concentrar suas operações de especialidades químicas (produtos que entram na formulação de xampus e condicionadores e defensivos agrícolas) em Itatiba, perto de Campinas. A companhia acabou de adquirir, por R$ 100 milhões, fábrica da empresa Erca, que atua no segmento, localizada na cidade.

A multinacional informou ainda que vai convidar os 63 funcionários da planta fabril do Grande ABC para trabalhar em Itatiba – onde há 38 colaboradores –, em processo de transferência que deve levar de um ano e meio a dois anos. Os que não quiserem ir para o Interior, serão demitidos ou realocados em outras divisões. No entanto, será iniciada negociação com o Sindicato dos Químicos do ABC a partir da próxima semana, para a oferta de pacote de benefícios aos que forem desligados.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, Paulo Lage, a decisão foi comunicada ontem, pela manhã. “Foi uma infeliz surpresa. Quando a Solvay comprou a Rhodia apostávamos que haveria investimentos e não que, sob nova direção, o parque fabril fecharia. Ainda não temos maiores detalhes. Acredito que na próxima semana vamos nos reunir para discutirmos alguns aspectos, como a possibilidade de remanejar os trabalhadores para as demais unidades da Solvay na região, mesmo em Santo André ou na de São Bernardo.”

A possibilidade de um pacote demissional também não é descartado pelo dirigente sindical. “E se essas pessoas não puderem ou quiserem sair da cidade? Temos que pensar em uma alternativa que seja melhor para todos”, diz Lage.

A decisão de encerrar a atividade em Santo André, segundo a companhia, se deve ao fato de que a Erca tem tecnologia de ponta nessa área, e esses ativos industriais darão à Rhodia a escala necessária para ampliar sua produção e atender à demanda crescente dos mercados.

O objetivo da Solvay é ampliar a presença nos segmentos de home care (cuidados pessoais) e defensivos agrícolas, que têm tido crescimento de vendas de dois dígitos ao ano. A aquisição ainda será avaliada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Para o grupo belga, isso é de praxe, já que só a Rhodia faturou US$ 1,4 bilhão no Brasil em 2012.

OUTRAS UNIDADES

A companhia vai manter outras fábricas em Santo André: a Rhodia Poliamida (que faz fios têxteis) e a Acetow, que produz filtros para cigarros. As duas plantas, que geram 1.300 postos de trabalho atualmente, receberam investimentos para modernização e ampliação nos últimos anos.
 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;