Política Titulo Para 2014
Pinheiro reajusta só inflação no IPTU

Prefeito de S.Caetano cumpre promessa de campanha e propõe acréscimo de 5,27% no tributo municipal

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
20/11/2013 | 07:53
Compartilhar notícia


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), encaminhou ontem à Câmara o projeto de lei que prevê apenas reajuste da inflação no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e Taxa de Coleta, Remoção e Destinação do Lixo para 2014. A ação acompanha promessa de campanha do peemedebista de resguardar a população do aumento real de tributos em seu primeiro ano de gestão.

O acréscimo na taxa urbana foi fixado em 5,27%, que representam a variação do IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado) medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nos últimos 12 meses. A opção do Palácio da Cerâmica também preserva os valores indicados na Planta Genérica do município, lei que determina a quantia venal de terrenos. A medida foi apresentada aos vereadores e lida em plenário na Câmara. A previsão é de que o projeto seja apreciado na terça-feira, em primeira discussão.

“O prefeito está de parabéns ao honrar o compromisso com a população. Porém, temos de ter a consciência de adequar as despesas com a receita. Teremos de cortar na própria carne para conter gastos e voltar a ter poder de investimento”, avaliou o vereador Pio Mielo (PT).

A previsão do petista e do vereador Eder Xavier (PCdoB) é a de que Pinheiro terá de refazer a Planta Genérica para 2014. “Está defasada em 13 anos. O valor dos terrenos é outro. Também é preciso rever construções ilegais. Tem gente que paga IPTU de 100 metros quadrados, mas tem 300 metros quadrados”, disse Eder.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;