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Linha 18: Estado
autoriza desapropriações

Marina Brandão/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Decreto de Alckmin é publicado hoje para pôr como
de utilidade pública 32 áreas onde irá passar Metrô


Raphael Rocha
Fábio Munhoz

20/11/2013 | 07:26


O governo do Estado publica hoje decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) que declara 32 áreas como de utilidade pública para desapropriação para construção da Linha 18-Bronze, que ligará o Centro de São Bernardo à Estação Tamanduateí do Metrô, passando por Santo André e São Caetano. A publicação no Diário Oficial é mais um passo para efetivação do Metrô ao Grande ABC.

O Diário teve acesso à relação de terrenos que o Estado colocará na rota do Metrô, que em sua primeira fase sairá da Estação Djalma Dutra, próxima à Avenida Prestes Maia, em São Bernardo. O governo estadual avalia a possibilidade de estender o trajeto até o Grande Alvarenga.

As 32 áreas que serão decretadas como de utilidade pública estão nas proximidades da Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida Senador Vergueiro, Avenida Lauro Gomes, Rua Afonsina e Avenida Aldino Pinotti (em São Bernardo); Avenida Guido Aliberti e Estrada das Lágrimas (em São Caetano); e Avenida Bom Pastor (Santo André).

Por utilização da tecnologia de monotrilho, a Linha 18-Bronze envolverá menor impacto ambiental nos municípios inclusos no projeto. Estimativa extraoficial aponta o custo inicial de R$ 200 milhões em desapropriações, valor que será arcado pelo Estado. A garantia foi feita após retificação do edital da Linha 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim), que será construída por meio de PPP (Parceria Público-Privada), mesmo molde para a linha do Grande ABC.

Ontem, em evento em São Bernardo, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, ressaltou que o Palácio dos Bandeirantes está debruçado na PPP da Linha 18-Bronze para que não haja contestação de participantes após publicação do edital de contratação. Ele revelou que equipe da Pasta vai viajar hoje para Brasília para acertar detalhes com técnicos da União, que vai investir no Metrô para a região.

“Há um financiamento do OGU (Orçamento Geral da União) a fundo perdido e também financiamento da Caixa Econômica Federal. Alguns ajustes de edital estão sendo discutidos em Brasília. Não é nada difícil de superar, mas precisa ser ajustado”, comentou Jurandir, que acredita que até o fim do mês haverá publicação do chamamento para construção do trajeto.

“Se não ajusta bem (o edital) pode beneficiar ou impedir um ou outro concorrente. Se você coloca um parâmetro ‘tem de ser assim’ e os outros concorrentes não suprem, direciona o edital para um concorrente. Então, estamos fazendo a coisa de tal forma que todos possam participar. É isso que dá um pouco de dificuldade”, adicionou o titular de Transportes Metropolitanos.

O secretário disse que é quase nulo o risco de o edital da Linha 18-Bronze não apresentar interessados. “Risco de dar vazio? Não (há). Existem hoje três fortes interessados. Há nomes tradicionais que todos conhecem, como Scomi, Bombardier e a Hitachi. São as três grandes produtoras. Existe também um aglomerado que não vem com o fornecimento do monotrilho, mas que tem interesse na obra e depois poderia comprar no mercado o monotrilho que ele quiser.”
 



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