Cíntia Bortotto Titulo Dicas de etiqueta
As suas roupas de trabalho neste calorão

É preciso tomar cuidado para não se expor e evitar constranger colegas; etiqueta corporativa deve ser seguida

Por Cíntia Bortotto
18/11/2013 | 07:19
Compartilhar notícia


Já abordei este tema nesta coluna em anos anteriores. Basta começar a esquentar e acabo me deparando com situações inusitadas no ambiente corporativo. Claro, trabalhar no calorão não é fácil para ninguém. Mas é preciso tomar cuidado para não se expor e evitar constranger colegas. A etiqueta corporativa deve ser seguida sempre no ambiente de trabalho, independentemente da vontade de São Pedro.

O ambiente corporativo pode ser cruel com as mulheres, por isso não dê motivos para fofocas. Mesmo em dias muito quentes, nós mulheres não devemos usar vestidos curtos, saias curtas ou com tecidos muito esvoaçantes, blusas que deixem as costas à mostra, decotes ou transparências. Use uma calça preta que combina bem com qualquer blusinha.
Opte por uma regata de qualquer cor, não decotada, e leve com você um casaquinho de tecido leve e manga três quartos, que você possa colocar por cima quando for circular ou ir a uma reunião.

Se for permitido utilizar sandália, faça-o. Caso contrário, por exemplo, em alguns ambientes fabris ou galpões onde o uso não é permitido, utilize sapatos anabela, que são confortáveis e elegantes. Existem alguns modelos feitos em tecidos que permitem uma boa respiração para os pés.

Sugiro uma maquiagem leve, batom cor da boca, lápis, blush leve. A maquiagem deve ser um sinal de cuidado, deve ressaltar traços, sem chamar demais a atenção. É preciso demonstrar zelo consigo mesma, mas a maquiagem não deve ser marcante demais. Tome cuidado também para que ela não derreta com o calor.

Os homens, em geral, sofrem mais com o calor. Uma alternativa é ir de calça social escura e uma camiseta branca. Leve uma camisa para colocar por cima quando chegar ao trabalho. Se for exigido terno e gravata, sugiro que a colocação desses seja feita assim que você chegar, assim estará elegante e não transpirará tanto no trajeto.

Existem algumas camisas que permitem que se dobre as mangas, inclusive com botões que seguram as mangas dobradas. Elas são ótimas para o trajeto e para ambientes que permitem traje informal, e são mais elegantes do que as camisas de manga curta. Em regiões mais quentes, como no Rio de Janeiro, no verão, é muito comum até mesmo os executivos trabalharem de camiseta polo.

É importante observar a cultura de vestimenta da empresa. Tenha cuidado e siga o padrão estabelecido para fugir das gafes corporativas. Mesmo com calorão é totalmente proibido no ambiente corporativo camiseta regata, bermudas, shorts, chinelos e sandálias.

Se você pensa em continuar sua trajetória de crescimento, procure se vestir condizentemente com o seu próximo passo de carreira, sempre discreto.

Siga confiante e boa sorte!
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;