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Portal de empresários do Grande ABC inova visão sobre compra e venda de veículos na internet


Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC

14/11/2013 | 19:25


 Comprar e vender carros ou motos nos diversos sites especializados tornaram-se práticas comuns entre boa parte dos brasileiros. Todos, no entanto, têm como foco principal quem quer negociar o próprio veículo, ofertando pacotes mensais, trimestrais, semestrais ou mesmo anuais a partir da cobrança de valores que podem passar dos R$ 100. 

Porém, os empreendedores do Grande ABC Victor Ramos e Everton Bandeira resolveram inverter a visão do negócio, criando o Simbu (www.simbu.com.br), que, ao invés de focar em quem quer passar para frente o possante, preocupa-se em atrair o internauta que deseja comprar.

 “É o primeiro site do segmento com esse conceito e a receptividade dos usuários tem sido muito boa”, declara Ramos, diretor de assuntos operacionais. “Ao utilizar o site para comprar, o usuário não tem custo e conta com total privacidade, um dos pilares do negócio. O funcionamento é simples: ele registra os dados do veículo que procura, quanto está disposto a pagar e aguarda que os vendedores enviem propostas”, completa.

Lançado dia 12 de setembro, o Simbu ainda caminha em terreno pouco explorado. No entanto, segundo os empresários, as perspectivas são extremamente positivas por se tratar de um sistema de negócio inovador. “Já planejando o ano seguinte, traçamos a meta de, em linhas gerais, cadastrar 20 mil usuários e intermediar, no mínimo, 7.000 vendas. Este planejamento resulta em uma previsão de faturar entre R$ 250 mil e R$ 300 mil, no ano”, revela Bandeira.

Para atrair todo tipo de usuário, o Simbu oferece diversas ferramentas para facilitar as negociações: disponibiliza aos vendedores o número de propostas recebidas pelos compradores; sugestão de preços mínimo, médio, máximo e tabela Fipe para determinar o valor de compra ou venda; tabela comparativa para o comprador, sendo possível visualizar na proposta os opcionais e preço desejado versus o que o automóvel à venda possui, entre outros.

Para girar o capital, a estratégia é cobrar por propostas feitas aos compradores cadastrados. “Para enviar propostas a um comprador ele deve adquirir um plano de créditos, que lhe dá direito a enviar uma determinada quantidade de propostas. Vale ressaltar que o crédito é consumido apenas se o comprador aceitar a oferta enviada”, explica Ramos.

São três planos: Básico (R$ 20,90); Intermediário (R$ 27,90); e Premium (R$ 39,90). Cada um permite, respectivamente, fazer cinco, dez e 20 propostas.



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