Cultura & Lazer Titulo Teatro
São Paulo recebe estreia de 'Sem Palavras'

Penélope Cia de Teatro traz para os palcos texto baseado em contos do escritor Mia Couto

Luís Felipe Soares
31/10/2013 | 07:20
Compartilhar notícia


O desafio de levar aos palcos o universo literário do escritor Mia Couto foi aceito pela paulistana Penélope Cia de Teatro. Interpretando contos do moçambicano e apresentando mescla de linguagens, o grupo estreia o espetáculo 'Sem Palavras', que terá montagem na Casa das Rosas, em São Paulo, amanhã, e nos dias 8 e 29, sempre a partir das 20h.
Nos dias 9 e 23, às 17h, a performance migra para o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano (Rua Tomé de Souza, 997. Tel.: 3539-6140), também na Capital. A entrada é franca em todas as ocasiões.

Erika Coracini, a diretora da companhia, idealizou o projeto. Ela teve a ajuda do dramaturgo Alexandre Krug, da Cia São Jorge de Variedades, para adaptar os romances 'A Menina Sem Palavra' e 'A Luavezinha', presentes no livro 'Contos do Nascer da Terra', lançado originalmente em 1997. Elementos do teatro, dança, literatura e até mesmo recursos audiovisuais são utilizados. Não ficam de fora do texto brincadeiras com o neologismo característico da obra de Mia Couto.

Os pontos escolhidos para receber a peça não foram escolhidos de maneira aleatória. O roteiro se desenvolve no espaço cênico de uma casa, onde os personagens vagam por uma espécie de ‘casa-mundo’, com diversas figuras e realidades ganhando vida nos diferentes cômodos. Na trama, um contador de histórias se vê obrigado a colocar sua imaginação para funcionar no desafio de ajudar a sua filha a adormecer. Entre suas criações está o mundo de uma menina que consegue falar sem palavras. As viagens pelo palco pouco convencional levam o espectador a se deparar com outros arquétipos que discursam sobre diferentes assuntos, como a liberdade e as dificuldades do amadurecimento.

O elenco da peça traz Ivan Zancan, Rafael Caldas, Lara Thomaz, Renata Asato, Carolina Moreira e Tamayo Nazarian. A ideia do projeto é fazer com que os corpos dos atores e suas possibilidades ditem o ritmo das ações, assim como são parte fundamental como elo entre os fragmentos espalhados pelos espaços culturais que formam a narrativa. Não faltam oportunidades para que o público use sua imaginação para compreender essa realidade pensada pelo escritor moçambicano e que chega agora ao universo cênico.

Sem Palavras Teatro. Amanhã e dias 8 e 29, às 20h. Na Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37, São Paulo. Tel.: 3285-6986. Grátis.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;