Setecidades Titulo Enem
Estudantes aprovam tema da redação do Enem

No segundo dia do exame, alunos tiveram de dissertar sobre os efeitos da Lei Seca no País

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
28/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Ao contrário do que aconteceu no ano passado, quando o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) surpreendeu os estudantes ao abordar o movimento imigratório para o Brasil no Século XXI, a dissertação deste ano foi considerada simples. Dessa vez, os candidatos tiveram de escrever sobre os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil.

A aposta dos alunos era de que fosse cobrado texto sobre as manifestações ocorridas no País neste ano. No entanto, falar sobre a Lei Seca também agradou. “É um tema fácil. Todo mundo conhece e tem o que escrever”, considera o jovem Ivan Spuri, 18 anos. Já a auxiliar de enfermagem Isabelli Granconato, 20, esperava que a redação exigida fosse sobre o ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que faleceu no início do ano. Apesar da surpresa, não houve dificuldade para escrever. Segundo ela, a principal preocupação foi com os cálculos. “Foi na base do chute”, confessa.

MATEMÁTICA

Além da redação, a prova de ontem abordou linguagens, códigos e suas tecnologias em 90 questões. Os números, apesar de temidos, não assustaram.

O professor de Matemática e coordenador do Singular Anglo, Marcel Xavier de Souza, comenta que, conforme esperado, o exame cobrou que os alunos interpretassem gráficos e tabelas, além de questões com geometria. “Aparentemente, a prova de Português foi mais exigente. A interpretação de texto demandava mais tempo”, comenta.

Para a aluna Isabela Vancini, 17, o cansaço acumulado do sábado prejudicou o desempenho na tarde de ontem. “O primeiro dia de prova foi muito cansativo porque tinha muita leitura”, avalia. A jovem levou duas horas e quarenta minutos para concluir a avaliação. “Deveria ter aproveitado melhor o tempo”, reconhece.

A balconista Gisele da Silva de Sousa, 24, considerou o exame difícil. “Nunca tinha feito. Não sabia que era tão complicado”, lamenta. A moradora de Santo André tem planos de cursar o Ensino Superior para tornar-se enfermeira e conseguir um emprego melhor.

BALANÇO

Outros 12 candidatos que publicaram fotos da prova nas redes sociais foram desclassificados no segundo dia do Enem. Ao todo, 36 pessoas foram excluídas do exame nos dois dias.

Balanço do MEC (Ministério da Educação) destacou que 5 milhões de candidatos participaram neste ano, aumento de 20% em relação a 2012. A taxa de abstenção ficou em torno de 29%. O gabarito oficial do será divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) na quarta-feira.             (com agências) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;