D+ Titulo Especial Enem
Chegou a hora do Enem, diminua o ritmo
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
20/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Falta uma semana para o Enem e a dica é relaxar. Depois de mergulhar nos livros e apostilas o ano todo, o ideal é revisar o conteúdo e curtir os dias que restam para descansar a mente e o corpo. Também é importante se divertir, passar tempo com a família e amigos para reduzir a ansiedade. “O exame exige tranquilidade”, afirma Micheli Alves Cordeiro Fassi, coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante da Faculdade Anhanguera de São Caetano. Aproveite para conhecer o percurso até o local da prova e marque o horário que deve sair de casa. Planeje chegar uma hora e meia antes. “Muitos alunos perdem a prova por causa da distância. Tem de sair com antecedência”, diz Micheli.

Na noite anterior, vá dormir cedo. Quando levantar, confira os materiais que deve levar. “Geralmente, nos concentramos melhor ente quatro a seis horas após acordar”, explica o educador Mateus Prado. Não deixe de comer e escolha alimentos leves e saudáveis, nada pesado ou gorduroso. Leve água, bolacha e chocolate para dar energia.

Lembre-se que o exame tem redação e quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. Leia o enunciado com atenção e não deixe nenhuma resposta em branco. Em relação ao gabarito, confira se seu nome está correto, pinte direto os espaços das respostas e reserve tempo para preenche-lo (jamais tire foto dele). Acima de tudo, mantenha a tranquilidade e confiança de que o esforço valerá a pena.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;