Política Titulo Imbróglio
Vereadores dificultam
Poupatempo em shopping

Justiça mantém impasse referente à liberação do
terreno da Rhodia; governo Grana sugeriu a troca

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
17/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


A comissão parlamentar, criada na Câmara de Santo André para acompanhar o andamento da instalação do Poupatempo de serviços na cidade, tenta impedir a troca de local do equipamento estadual para o Atrium Shopping, colocando dificuldades para a resolução do caso. Mesmo diante do entrave judicial em relação à área da Rhodia, o grupo se opõe à mudança. O governo do Estado pressionou o governo Carlos Grana (PT) a apresentar alternativa para acolhimento da unidade e, posteriormente, sacramentou o novo local.

A ala, formada pelos vereadores Donizeti Pereira (PV), Toninho de Jesus, Sargento Lobo, ambos do Solidariedade, Almir Cicote (PSB) e Edson Sardano (PTB), acompanhada por Cosmo do Gás (PDT), Evilásio Santana, o Bahia (DEM), e Luiz Zacarias (PTB), vistoriou ontem espaço ao lado do terminal de ônibus e de trem Prefeito Saladino para sugerir ao Paço local. O parlamentar Roberto Rautenberg, outro petebista, também se coloca contrário.

Apesar da opção, a maior parte do grupo mantém o posicionamento de que a administração petista deve brigar para que o Poupatempo seja na Rhodia, emperrada na Justiça desde 2010. Para piorar a situação, o juiz Carlos Aleksander Goldman, que estava à frente do processo de desapropriação, foi transferido para Fórum de São Paulo. Esse fato deve arrastar o julgamento da ação somente para o ano que vem.

Toninho sustentou que “não é justa” a alteração por avaliá-la como decisão política. Segundo ele, existe uma quebra de braço e ausência de interesse da gestão em entregar ao Estado o terreno da Rhodia. “Não vejo com bons olhos essa mudança. Acredito que há falta de vontade, por isso não concordo. A área da Rhodia foi comprada (por R$ 8,3 milhões pelo governo anterior, de Aidan Ravin, hoje no PSB). O espaço teria de ser aproveitado para a finalidade a qual foi adquirida.”

Zacarias defendeu que a postura se dá pelo “melhor acesso” na área da Rhodia, mencionando a proximidade com o terminal de ônibus e trem. “Achamos que o shopping não tem estrutura. Queremos, pelo menos, que nos seja apresentado estudo de impacto, pois naquela região já existe esgotamento, trânsito caótico. São coisas que precisam de cautela”. Correligionário, Rautenberg se colocou como “totalmente contra”. “O terreno da Rhodia está apto para receber, não tem proibição.”

Os petebistas, inclusive, encabeçam a convocação de audiência pública, na segunda-feira, para tratar do tema.

Por conta do processo, a Prefeitura não possui a escritura do terreno. Consequentemente, não tem dispositivo legal para firmar a doação ao Estado. O secretário de Gabinete do Paço, Tiago Nogueira (PT), pontuou que o governo municipal nunca colocou óbice à área da Rhodia, mas que Santo André correria o risco de perder o equipamento se não fosse ofertada uma alternativa. “Lembro que o espaço está parado na Justiça faz três anos. Apenas não queremos que a cidade fique de fora do plano estadual.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;