Economia Titulo Retomada
Geração de emprego
na região cresce 171%

Serviços impulsionam o saldo de vagas no mês;
indústria teve mais demissões que contratações

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
17/10/2013 | 07:17
Compartilhar notícia
Divulgação


O emprego no Grande ABC reagiu em setembro, quando foram abertos 2.117 postos de trabalho com carteira assinada nas sete cidades, número 171% maior do que a geração de vagas formais em agosto (780 postos) e 80% maior que o volume de setembro de 2012 (1.179). Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho.

Dentre os setores que impulsionaram o resultado, o grande destaque, no resultado mensal, ficou com as empresas de serviços, que tiveram saldo (diferença entre contratações e demissões) positivo de 1.029 vagas. Em seguida, vem o comércio, com 696. Por sua vez, a indústria andou para trás, com o fechamento de 135 postos.

Os serviços, que englobam áreas que vão de hospedagem e alimentação até transporte, logística e teleatendimento, estão ajudando a manter elevado o nível de emprego nos sete municípios, e a compensar o passo lento do setor industrial em termos de admissões.

“Quando a pessoa não consegue (ou perde) emprego na indústria, migra, em muitos casos, para serviços”, avalia o professor Ricardo Balistiero, que é coordenador do Curso de Administração de Instituto Mauá de Tecnologia.

Além disso, com a proximidade do fim de ano, o comércio e também outras atividades (por exemplo, telemarketing) intensificam a contratação de temporários. Outro fator é a chegada de dois shoppings na região, o Golden Square, em São Bernardo, e o Atrium, em Santo André, que abrem as portas no fim deste mês (dias 22 e 29, respectivamente).

Balistiero acrescenta que o setor industrial, que de janeiro a setembro gerou 2.909 vagas, tem desempenho que varia muito ao longo do ano. “Não dá para dizer que é um ano ruim (para os fabricantes), mas é muito oscilante e isso reflete no emprego”, assinala. É bem melhor que em 2012, quando o setor produtivo da região eliminou cerca de 7.000 vagas, mas ainda está muito abaixo dos 7.353 postos de gerados pelos ramos de serviços neste ano.

“Este ano está um pouco melhor, mas o Grande ABC mostra tendência de recuperação muito tímida”, avalia o professor de economia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Francisco Funcia. Para ele, a atual política do Banco Central de elevar a taxa básica de juros colabora para esfriar a atividade econômica, e a tendência é de abertura pequena de postos de trabalho também nos próximos meses.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;