Esportes Titulo Circuito de Rua
Prova em São Bernardo
propicia recordes de tempo

Com circuito plano, novas marcas foram registradas
e participação de público chegou a 3 mil pessoas

Por Rafael Mendonça
Especial para o Diário
14/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Com muita satisfação, mais de 3.000 participantes encheram e alegraram algumas ruas de São Bernardo ontem pela manhã, para a quinta etapa do 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC. Todo esse excelente clima foi proporcionado por uma temperatura agradável e um percurso completamente plano, montado nas vias do Centro da cidade, e que permitiram que marcas de provas anteriores fossem batidas.

A exemplo das etapas de Mauá e Ribeirão Pires, as inscrições para a corrida em São Bernardo se acabaram com certa antecedência. O trajeto plano favoreceu tal fato e fez com que o recorde de tempo dos dez quilômetros fosse superado entre os homens. O autor do feito foi Fábio do Nascimento, que alcançou a marca de 31min59s, 34 segundos a menos que o antigo melhor tempo da competição.

Além disso, a disputa masculina segue acirrada, já que este foi o quinto vencedor diferente em cinco das sete etapas que compõem o Circuito.  No feminino, a hegemonia de Joice Pereira dos Santos foi quebrada. Depois de vencer todas as quatro etapas anteriores, ela foi superada por Beatriz Nascimento (mulher de Fabio, campeão masculino), que cravou o tempo de 36min39s.

O fato de o solo da prova não ser irregular atraiu uma grande diversidade de participantes. Nas ruas são-bernardenses pôde-se ver desde crianças interagindo com seus pais, recém-nascidos empurrados em carrinhos, passando por atletas com cachorros, pessoas fantasiadas – como a habitual jaguatirica, casal de noivos, a dupla Batman e Robin, entre outros –, chegando até a portadores de necessidades especiais.

Sérgio Vieira, diretor de Redação do Diário, enfatizou o fato de o Circuito de Rua prazer diferentes percursos e, consequentemente, desafios de todos os tipos para os participantes. “Esta é a grande vantagem do Circuito. Ele é democrático, pois dá oportunidade tanto para o atleta profissional que corre para melhorar sua marca, quanto aquele que está começando a atividade física”, opinou ele, fazendo comparação ao solo apresentado em Mauá (majoritariamente plano durante o percurso).

Assim como nos outros municípios que receberam o Circuito Popular, São Bernardo também sediou muito bem a prova. “A cidade aderiu ao Circuito e certamente a população são-bernardense já vinha acompanhando as outras etapas. Ela entendeu o sucesso e o objetivo dessa nossa competição saudável”, emendou Sérgio.

A preparadora física Solange Frazão prestigiou a prova e aplicou trabalho de aquecimento aos presentes, além de promover ação de saúde. Entre as personalidades políticas, o vereador José Luis Ferrarezi (PT) e o secretário de Esportes José Alexandre Pena Devesa representaram o prefeito Luiz Marinho (PT), primeiro chefe administrativo a não comparecer.

Além deles, o secretário adjunto estadual de Esporte, Clóvis Volpi; o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), o vereador Rafael Demarchi (PSD), além dos deputados estaduais Orlando Morando (PSDB) e Alex Manente (PPS) estiverem presentes e prestigiaram a corrida.

O Circuito, que faz parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo, tem a promoção do Diário e apoio da Caixa Econômica Federal e do Atrium Shopping, entre outros parceiros. Ainda faltam duas etapas para o fim do circuito regional. A próxima prova acontecerá em Diadema, no dia 10. A competição se encerra em Santo André, em 1º de dezembro. Na ocasião, além da premiação da prova, também serão gratificados os grandes vencedores nas categorias masculina e feminina que tiverem alcançado as melhores pontuações na somatória das sete corridas.

Luiz Marinho não prestigia prova - Desde a primeira etapa do 1º Circuito Popular de Corrida de Rua, os prefeitos das cidades que receberam as provas marcaram presença e prestigiaram o evento. Desta vez, em São Bernardo, Luiz Marinho (PT) não compareceu por questões de agenda. Representando o chefe do Paço, estiveram presentes o vereador José Luis Ferrarezi (PT) e o secretário do Esportes José Alexandre Pena Devesa.

Ambos ressaltaram o sucesso da prova e a alta adesão por parte dos moradores da cidade. “Esta prática esportiva de corrida de rua já é bastante latente aqui no Grande ABC. E as inscrições se encerrando com bastante antecedência só vêm confirmar este sucesso. Os são-bernardenses abraçaram a ideia. Temos um circuito próprio, que possui 700 inscrições e elas acabam em pouquíssimo tempo”, exemplificou Devesa.

Acostumado a correr, Ferrarezi não participou da prova por conta de recente cirurgia. Ainda assim, prestigiou o evento e fez projeção: “Tivemos um dia privilegiado, com temperatura adequada. Além disso, creio que seja possível até dobrar o número de inscritos para o próximo ano que, com certeza, haverá público para correr”, disse o vereador, que esteve à frente da Pasta de Esportes na cidade por quatro anos.

Outro que marcou presença e correu os dez quilômetros foi o vereador Rafael Demarchi (PSD). “As corridas de rua têm crescido muito no Grande ABC e em todo o Brasil. O bacana é que há 15 dias estávamos tentando inscrições e elas acabaram. Ficamos contentes com isso, pois mostra o sucesso da prova e das corridas em geral”, apontou.
Além destes, o secretário adjunto estadual de Esporte, Clóvis Volpi (PTB), além do sempre presente prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), e dos deputados estaduais Orlando Morando (PSDB) e Alex Manente (PPS) também participaram. Os três últimos correram os dez quilômetros.

 

Fábio fatura no masculino e Beatriz quebra série de rival
Thiago Bassan

A prova de São Bernardo do 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC teve como vencedor, entre os homens, Fábio do Nascimento, que obteve a marca de 31min59s, com direito a recorde de tempo com relação às etapas anteriores. Bastante cansado, mas ao mesmo tempo, extremamente feliz por ter conseguido o primeiro lugar, o atleta era só sorrisos ao fim da etapa. E comemorou efusivamente o resultado. “Fiz uma prova tranquila. Do sétimo ao nono quilômetro, deixei meus principais concorrentes para trás e consegui o resultado que tanto esperava. Estou muito feliz e espero manter esse desempenho em outras provas, futuramente”, destacou.

O atleta minimizou as dificuldades encontradas no percurso de São Bernardo. E destacou os motivos que o levaram a obter o resultado positivo. “Treino há muito tempo, disputo competições desde que aprendi a gostar de correr. É algo que me dá uma motivação a mais sempre que entro em uma corrida. Em São Bernardo, o circuito era plano e isso facilitou bastante, diminuiu as dificuldades, embora eu não tenha problemas para disputar provas em percursos onde existem subidas e descidas. No fim, é tudo normal para mim”, analisou Fábio.

A vitória na etapa feminina foi da mulher de Fábio do Nascimento, Beatriz Nascimento. A atleta, que compete pela equipe Kipão, completou o percurso no tempo de 36min39s, e conseguiu um feito inédito até então no Circuito de Rua: quebrou a série de vitórias consecutivas da concorrente Joice Pereira dos Santos, da equipe Number One Running, que venceu as quatro primeiras etapas consecutivas e desta vez terminou na segunda colocação, com o tempo de 39min15s.

Como não poderia deixar de ser, Beatriz comemorou muito a vitória. “É bastante gratificante para mim. Foi o resultado de muito treino, dedicação, empenho, todas aquelas características que não podem faltar em um atleta. Treinamos desde o começo e esse tempo me deixou bastante feliz”, exaltou.

A empolgação pela vitória era tão grande, que Beatriz – dona de visual original – ainda não conseguia ter a noção exata do que havia conquistado. “Ainda não caiu a ficha em mim. Estou vendo agora o resultado e entendo o quanto isso é importante. Só depois que passei a linha de chegada é que pude perceber o que havia feito. E não tem como esconder a emoção que sinto nesse momento tão importante”, destacou.

Presença de Solange Frazão marca corrida e incentiva participantes - Exemplo de esportista. Assim pode se definir Solange Frazão, uma das mais renomadas preparadoras físicas e que serve de espelho para muitas mulheres e homens também, praticantes de esportes ou não. Ontem, ela marcou presença na quinta etapa do 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, em São Bernardo, para promover ação do laboratório Aché. Porém, também caminhou pelo percurso da prova.

Mãe de três filhos, Solange é conhecida em diversos meios. Além de preparadora física, é professora de ginástica, modelo, apresentadora de televisão e atriz. Entretanto, a saúde sempre foi prioridade. Foi uma das precursoras do projeto Mexa-se, corrida e caminhada anual promovida pela Coop em Santo André. Atualmente, Solange é madrinha desta prova.

“Sempre tive a expectativa de um mundo melhor. E muitas pessoas não tiveram o privilégio que tive, de ter estudado e saber que ao colocar o corpo em movimento se previne doenças. Mas via que ninguém falava sobre isso e me dava um desespero. E desde que comecei a aparecer na mídia, por volta de 1997, para falar sobre o assunto, tenho sentido um crescimento tão grande e sei que fui uma das bandeiras importantes para isso”, disse.
Solange também destacou a evolução na quantidade de praticantes de corridas de rua, bem como o apoio que esta atividade vem recebendo nos últimos tempos.

“As empresas também tomaram consciência disso. Primeiro, começaram a promover atividades físicas com seus funcionários e depois foram crescendo. Por exemplo, o Mexa-se começou com 1.000 pessoas, no ano passado já foram 22 mil e tem expectativa de chegar a 30 mil neste ano”, completou.

Sobre esta etapa de São Bernardo, a preparadora física concluiu que o trajeto serviu como incentivo para os participantes. “Um percurso como este é muito motivador. E tudo que motiva é importante. Uma pessoa que é sedentária precisa sempre de estímulo”, opinou.

AÇÃO E PREVENÇÃO
Antes e depois da prova, os atletas tiveram a oportunidade de medir a ingestão de cálcio diária, por meio de calculadora exclusiva criada pelo laboratório Aché, promovida pela sua marca de suplementos Inellare.
Depois do cálculo, foi depositado cupom de registro em uma urna. Cada participante significava um litro de leite doado ao Lar da Mamãe Clory, entidade filantrópica com mais de 40 anos localizada em São Bernardo.

“O objetivo de ações como esta de Inellare é influenciar as pessoas e conscientizá-las sobre a importância da prevenção. Este produto é perfeito para quem quer cuidar da saúde e não tem tempo para isso”, afirmou César Bentim, diretor da unidade de Medicamentos Isentos de Prescrição da Aché. “Foi muito bom. No nosso dia a dia não temos noção de quanto cálcio estamos consumindo”, relatou

Inscrições para etapa de Diadema se iniciam na quarta-feira - As inscrições para a próxima etapa do Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, que será disputada no dia 10 de novembro, em Diadema (sexta e penúltima do ciclo pela região), serão abertas na quarta-feira. Os interessados em participar da prova devem pagar a taxa de R$ 20 e preencher o formulário no site do Diário (www.dgabc.com.br/circuitoderua/2013), ou no site da Ativo (www.ativo.com.br). Outra opção é retirar a ficha de inscrição na portaria do jornal, situado à Rua Catequese, 562, bairro Jardim, em Santo André.

Antecipadamente, os 1.454 corredores que optaram por fazer a inscrição promocional para as sete etapas do circuito estão garantidos para a corrida diademense do circuito pelas sete cidades do Grande ABC. A tendência, assim como vem ocorrendo nas últimas provas, é que a corrida de Diadema também deva atingir o número máximo de 3.000 inscritos.

A competição, promovida pelo Diário e que faz parte das comemorações dos 55 anos do jornal, conta com apoio do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, da Sabesp, e é organizada pela Federação Paulista de Atletismo. Depois de Diadema, Santo André receberá a última etapa, em 1º de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;