Política Titulo Por 66 mil
Mauá contrata empresa para fazer projetos

Instituto de São José dos Campos vence licitação para elaborar estudos para atender demandas do PPA

Por Cynthia Tavares
12/10/2013 | 07:15
Compartilhar notícia
Arquivo DGABC


 A Prefeitura de Mauá contratou o Ipplan – Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento de São José dos Campos para prestar consultoria técnica aos projetos que serão desempenhados pela administração. O valor do acordo é R$ 66 mil.

O Paço alegou que atualmente existe carência de profissionais na Pasta de Planejamento Urbano, o que prejudica a elaboração de estudos para a cidade. Além disso, o departamento passa por uma reestruturação, iniciada no começo do ano.

O Ipplan será responsável principalmente pela formulação de projetos previstos no PPA (Plano Plurianual). As principais demandas provenientes das 14 plenárias do programa foram nos setores de Saúde e Transporte.

A cidade conta com a falta de médicos nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), sendo que 70% da população utiliza a rede municipal de Saúde. No Transporte, os problemas são as conservações dos ônibus e os horários das linhas.

O instituto tem grande atuação no Vale do Paraíba, região do interior paulista. O Ipplan apresentou, por exemplo, o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em São José dos Campos, em novembro do ano passado.

Questionada se a distância entre os municípios atrapalharia o cumprimento do contrato ou a execução dos projetos, a Prefeitura não se pronunciou.

Apesar de ter sido declarada vencedora da licitação no começo do mês, a empresa e o Executivo ainda não sentaram para definir o cronograma de trabalho e quantos funcionários serão disponibilizados.

 

QUESTIONAMENTOS

O vereador Manoel Lopes (DEM) pretende entrar com requerimento ao Executivo questionando a contratação. O democrata recordou que o Paço mantém contrato com a Geométrica Engenharia de Projetos, responsável pela consultoria na Pasta de Obras desde a administração passada, liderada por Oswaldo Dias (PT). “Será que agora eles vão contratar uma consultoria por setor? Quero averiguar, porque é muito estranho”, disse.

Em Mauá, a Geométrica foi responsável pelo projeto do Viaduto Capitão João e do plano diretor de macrodrenagem. A empresa executou a obra da Biblioteca Municipal, que depois virou centro de formação dos professores, que custou R$ 9,7 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;