Setecidades Titulo Acidente
Pouso forçado fere
quatro em São Caetano

Helicóptero havia passado por manutenção e fazia
voo de teste quando falha obrigou descida

Natália Fernandjes e Rafael Ribeiro
05/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Quatro pessoas sofreram ferimentos leves durante pouso forçado de um helicóptero particular no início da tarde de ontem, na Praça da Bíblia, na Avenida Goiás, em São Caetano. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave estava sem situação irregular.

O helicóptero modelo 206B, fabricado pela empresa Bell Helicopter, tinha capacidade para quatro passageiros e tinha três pessoas a bordo. Segundo o advogado da empresa proprietária da aeronave, Raul Lovato, a tripulação fazia voo teste no momento do acidente.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana de São Caetano, José Quesada, o piloto Rogério Nemitz, 31 anos, tentava deslocar a aeronave até um heliponto na cidade, mas não houve tempo hábil. O piloto estava acompanhado pelo mecânico Márcio Rodrigues de Jesus, 39, e Caio Lovato, 25, que seria da família proprietária da aeronave.

A quarta vítima é a secretária Raiana Batista de Oliveira, 25, que estava sentada na praça após o horário de almoço.

A moça assustou-se com o acidente e acabou desmaiando. “Ela ficou em estado de choque e a ajudamos a ser levada para o hospital”, destacou Quesada.

Todos os tripulantes do helicóptero e Raiana foram levados por ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ao Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin com escoriações pelo corpo e conscientes.

Segundo o comandante do 8º GB (Grupamento de Bombeiros), Coronel Roberto Alboredo Sobrinho, o primeiro atendimento às vítimas foi realizado por bombeiro que estava de folga e passava pelo local.

O quadro mais grave era de Nemitz, que fraturou o fêmur da coxa esquerda e foi transferido para hospital particular em Moema, na Capital, no fim da tarde. Raiana recebeu alta médica por volta das 17h, mas não quis falar com a imprensa. Lovato e Rodrigues seguiam internados em observação até o fechamento desta edição.

A Avenida Goiás, principal via da cidade, ficou com a pista sentido Santo André interditada entre 12h30 e 15h. O trabalho de retirada dos destroços da aeronave seguiria até o fim da noite de ontem. Paisagismo e postes de iluminação da praça, além da fiação elétrica, foram danificados.

Policiais militares que atenderam a ocorrência confirmaram que a manobra de Nemitz evitou queda em meio à movimentada avenida e, assim, que o acidente se transformasse em tragédia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;