Economia Titulo
Constancio, do BCE, defende bancos europeus
02/10/2013 | 05:37
Compartilhar notícia


Os bancos europeus estão se saindo melhor do que as percepções do mercado e possuem mais capital do que muitas instituições financeiras norte-americanas, afirmou o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vitor Constancio, em uma entrevista publicada pelo Financial Times nesta quarta-feira.

Falando à medida que o BCE começa um processo para testar a força dos bancos europeus no início do próximo ano, Constancio disse que não tem data fixa para terminar

os testes de estresse, mas afirmou que os resultados "certamente" serão anunciados antes de o BCE assumir o papel de supervisor bancário único da zona euro.

"A situação dos bancos europeus é melhor do que a percepção do mercado", afirmou Constancio ao jornal. "Se você pegar os maiores bancos europeus e norte-americanos,

você verá que a mediana de patrimônio comum dos bancos europeus é ligeiramente superior à mediana dos bancos dos EUA", acrescentou.

O vice-presidente do BCE não quis revelar muito sobre a estrutura dos testes de estresse e análise da qualidade de ativos do BCE, mas disse que ela seria adaptada à situação dos bancos individualmente.

"Vamos provar diferentes tipos de classes de ativos. Claro que vamos definir prioridades de acordo com as situações conhecidas de cada país. Em alguns

lugares,os ativos do setor imobiliário representam mais problemas do que outras classes de ativos. Vamos levar isso em consideração", disse Constâncio.

O objetivo do processo é a criação de um único sistema de bancos da Europa com "harmonizado risco de pontuação" até o final do próximo ano, concluiu Constâncio. Fonte: Market News International.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;