Política Titulo Recepção
Paulo Pinheiro diz que vai para a rua com Skaf

Prefeito de S.Caetano evita falar em apoio a Dilma; ele reafirma trabalhar para Arnaldo Faria e Luiz Fernando

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
01/10/2013 | 07:37
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Sem citar a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), que tentará renovar o mandato ao lado de seu vice, Michel Temer (PMDB), o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), disse que irá às ruas ao lado do presidente da Fiesp, Paulo Skaf (PMDB), quando ele inaugurar campanha ao Palácio dos Bandeirantes em julho de 2014.

“Eu vou para a rua ao lado do Skaf. Assim que a executiva estadual definir a candidatura e as estratégias, já vamos começar a divulgar o nome dele na cidade com muito empenho”, afirmou Pinheiro. O pré-candidato a governador tem boa relação com o Palácio da Cerâmica. Participou de caminhada na campanha do prefeito ao Paço e foi a grande estrela do congresso regional peemedebista realizado em São Caetano, no fim de agosto.

Apesar do afago ao correligionário, Pinheiro evitou citar apoio a presidente Dilma. “Isso está sendo trabalhado pela executiva estadual”, limitou-se a dizer. Temer, que caminha para tentar renovar o posto de vice-presidente ao lado da petista, foi responsável por abonar a ficha de filiação do prefeito ao PMDB e, inclusive, auxiliou na articulação para evitar que peemedebistas antigos barrassem o ingresso de Pinheiro na sigla.

PT e PMDB possuem boa relação também em nível municipal. Entretanto, os petistas, que atuam em cargos comissionados da Prefeitura, nunca foram oficialmente apresentados como aliados por Pinheiro. Em São Caetano, o PT vinha sofrendo com rejeições populares por ter integrantes sempre envolvidos como oposição e em episódios polêmicos.

No campo proporcional, o prefeito reafirmou apoio aos pré-candidatos a deputado estadual o presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira (PT), e a tentativa de renovar o mandato do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB). “Vamos ajudar essas candidaturas disponibilizando pessoas para trabalhar para eles na campanha”, definiu Pinheiro.

Questionado sobre possível mal-estar no PMDB por apoiar candidatos de outras siglas, o peemedebista disse que também irá “privilegiar” seus correligionários. “Também vou apoiar os candidatos do meu partido. Vamos ver se teremos candidatos de São Caetano”, completou. Os parlamentares Gabriel Chalita (PMDB, federal) e Baleia Rossi (PMDB, estadual) também vão contar com atenção do Palácio da Cerâmica.

Chalita ainda não garante apoio à pré-candidatura de empresário

Após ministrar palestra para alunos da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), o deputado federal Gabriel Chalita (PMDB) evitou antecipar apoio à pré-candidatura a governador do presidente da Fiesp, Paulo Skaf. “Vamos apoiar quem o PMDB definir. Vamos ver.”

Chalita vinha sendo cotado para disputar o Palácio dos Bandeirantes após ter ficado na quarta colocação na corrida pela prefeitura de São Paulo, com 13,6% dos votos válidos. Entretanto, o peemedebista perdeu força interna com as denúncias de enriquecimento ilícito enquanto ocupou cargo de secretário paulista de Educação, na gestão de Geraldo Alckmin (PSDB). “90% das denúncias contra mim foram arquivadas, não existe nenhuma ação neste momento. Eu retirei o meu nome da disputa. Poderia me colocar como pré-candidato (a governador) se quisesse”, discorreu.

Sobre a construção de Skaf para o pleito do ano que vem, o deputado avaliou que ele precisará montar um projeto bem definido diante do cenário que se desenha. “Temos um governador bem avaliado, a força do PT (com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha como virtual candidato) e a força do (ex-presidente Luiz Inácio) Lula (da Silva). O cenário ainda está em construção”, disse.

O próximo a ministrar palestra na USCS será Skaf, amanhã. O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) disse que a presença de dois peemedebistas é por conta da condição técnica.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;