Política Titulo São Caetano
À frente, Regina Maura pede trabalho
Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
23/07/2012 | 07:08
Compartilhar notícia


A candidata governista à Prefeitura de São Caetano, Regina Maura Zetone (PTB), disse estar feliz com o resultado da pesquisa divulgada ontem pelo Diário sobre a disputa pelo comando do Palácio da Cerâmica. No entanto, acredita que ainda precisa de muito trabalho nas ruas. "Agradeço à população pela confiança e por lembrarem meu nome." Foi apresentado que a petebista tem 41,1% da intenção de votos, enquanto o candidato da oposição Paulo Pinheiro (PMDB) está com 33,7%.

Já na porcentagem espontânea, Regina apresentou 26,2% e o peemedebista, 22,9%. "As pessoas o conhecem há mais de 20 anos, enquanto eu apareci praticamente há três meses", afirmou. "À medida em que a campanha vai crescendo, tanto a visual como a sonora, o povo vai lembrando meu nome e também que eu sou da situação."

Apesar dos números divulgados, o peemedebista acredita na vitória nas urnas no dia 7 de outubro. "Eu vejo a satisfação popular em torno do meu nome. Quando saio às ruas, vou a casa das pessoas e quando recebo visitas sempre me dizem que estou na frente. É isso que vejo por aí", comentou Paulo Pinheiro.

Ainda como parte da pesquisa, 59,2% da população aprova o governo atual. No entanto, em 2008 a aceitação foi de 73%. Mesmo com a queda, o prefeito José Auricchio Júnior (PTB) continua satisfeito. "Tenho mantido o ótimo e o bom, para mim está ótimo."

Para Auricchio, a aprovação ajudará sua candidata a ocupar o cargo no próximo ano. "Na medida em que as pessoas vão compreendendo que a Regina é a candidata da administração e vai continuar com nosso projeto, naturalmente será aceita."

 

CAMPANHA

Ontem, o dia dos candidatos foi ocupado pela divulgação de campanha e diversas reuniões. Na parte da manhã, Regina Maura marcou presença no Circuito Sesi de Corrida de Rua, participou da missa na capela do Lar Nossa Senhora das Mercedes e conversou com algumas pessoas na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Olímpico.

Já Paulo Pinheiro começou o dia assistindo à semifinal do torneio de futebol amador de São Caetano no Estádio Luiz Baraldi, no bairro Boa Vista.

 

Em 3º, Edgar diz que campanha está só começando

Estar em terceiro lugar e com 5,9% da intenção de votos dos munícipes de São Caetano, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Diário, não desanima o candidato ao Palácio da Cerâmica pelo PT, Edgar Nóbrega. Para o prefeiturável, a campanha está só começando. "Pesquisa é o início de um caminho. Nossos banners nem estão na rua ainda. Vamos disputar contra o poder econômico e fazer a melhor campanha do PT."

O pleiteante ao Executivo disse estar seguindo os passos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, por muito anos, passou por rejeição antes de ganhar as eleições de 2002. O prefeiturável também se comparou ao candidato à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT). "A população, tanto do Grande ABC como da Capital, quer uma política renovada. Assim como eles não querem o atual governo, também não querem dar passos para trás. Tenho certeza de que o povo vai apostar no novo."

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) esteve em São Caetano ontem e afirmou estar na hora de o partido assumir o poder na cidade e dar melhores oportunidades de Saúde e Educação. "O povo está amadurecido. Chegou o momento de São Caetano ter o governo do PT e instituir o Orçamento Participativo." Há 30 anos o município é administrado pelo PTB.

O pleiteante ao Palácio da Cerâmica aproveitou para dizer que o prefeito atual, José Auricchio Júnior (PTB), fez programas para as famílias sem dar uma porta de saída. "Eles (partidários da situação) diziam que São Caetano não tem pobreza, mas tem sim", disse, referindo-se aos cortiços que existem no município. "Com o governo do PT teremos uma cidade boa e justa para todos."

 

VISITANTE

A campanha petista de ontem foi agitada com a presença de Suplicy. Em muitos momentos a população o reconhecia e pedia para tirar foto. "Fico orgulhoso de ter o senador aqui. Outros partidos vão demorar anos para construir uma referência política igual", afirmou Edgar.

Após tomarem café da manhã na padaria, partiram para uma reunião aberta à população no Colégio Fênix. O visitante falou sobre o programa Renda Básica de Cidadania. "São Caetano do Sul, com uma renda per capita mais do que duas vezes a do Estado de São Paulo, é um dos municípios com mais condições de ser o exemplo nesse projeto."

 

Último, Turco afirma ter caminho a percorrer

Com 1% da intenção de votos dos munícipes, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Diário, o candidato ao Paço de São Caetano Fernando Turco (Psol) avaliou que os dados estão dentro do previsto e demonstrou otimismo. "Ainda temos caminho a percorrer. Começamos agora a fazer divulgação visual da nossa candidatura."

O socialista lembrou que não havia aparecido na pesquisa de pré-candidatura, já que à época não estava confirmado que estaria entre os concorrentes ao Palácio da Cerâmica. "Agora, pelo menos, o povo sabe que estamos aí, dispostos a discutir propostas. O mais legal é que a população gosta de dialogar junto com a gente."

Turco considerou a pesquisa construtiva e disse que o partido vai se esforçar para superar o resultado. "Esse número não nos desanimou, vamos continuar a fazer uma campanha animada."

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado responde em quem pretende votar sem acesso aos nomes dos candidatos, o socialista recebeu apenas 0,2% de intenção.

O pleiteante ao Executivo e seu candidato a vice-prefeito, Daniel Lima (Psol), realizaram campanha ontem em frente ao parque Chico Mendes, no bairro Cerâmica. Ao abordar as pessoas, pediam que respondessem um questionário sobre questões ambientais. "Precisamos da participação popular para ver o que podemos melhorar na cidade. Eles estão nos ajudando em nosso plano de governo" afirmou o prefeiturável.

O candidato pretende incentivar a carona solidária - uso compartilhado de veículos para diminuir a quantidade de carros nas ruas - e fazer ciclovias e ciclofaixas. "São algumas questões que parecem simples, mas que ajudam as pessoas a respirarem melhor." Segundo Turco, a proposta afeta tanto os são-caetanenses como a população de outros municípios que passam por São Caetano. "Por isso o plano tem de ser regional."

O socialista também reclamou da verticalização da cidade, avaliando como excessiva. "Todo mundo questiona isso. Tem de parar de aprovar projeto para subir prédio aqui no município."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;