Esportes Titulo Copa Audi
São Paulo enfrenta Benfica
e busca acabar com jejum

A principal pergunta é se existe um fundo para
o poço em que o São Paulo despenca sem parar

Por
03/08/2013 | 07:30
Compartilhar notícia
Divulgação


São 14 jogos sem vitória, pior marca da história do clube, além de duas derrotas seguidas na Copa Audi, disputada durante a semana na Alemanha, e um mar de dúvidas na cabeça dos torcedores. A principal pergunta é se existe um fundo para o poço em que o São Paulo despenca sem parar. Neste sábado, contra o Benfica, a partir das 15h45 (horário de Brasília), no Estádio da Luz, em Lisboa, quando estará em jogo a Copa Eusébio, o time tenta dar uma resposta e mostrar que as recentes evoluções já são suficientes para voltar a vencer, algo que não acontece desde os 5 a 1 sobre o Vasco em 29 de maio.

Se quiserem encerrar o péssimo momento, os jogadores precisarão pôr fim a outra marca histórica negativa que já foi alcançada. O São Paulo não faz um gol há seis jogos, marca igual a que foi alcançada em 1936. A última vez que a torcida são-paulina comemorou um gol foi na derrota por 3 a 2 para o Vitória - de falta, Rogério Ceni marcou aos 35 minutos do primeiro tempo. Desde então, foram quase 600 minutos de seca. Se falhar mais uma vez, o time alcançará um novo recorde negativo em sua trajetória.

A falta de gols já era tema de desconforto antes mesmo de a delegação embarcar para a excursão que passará pela Europa e Japão. Os jogadores não escondiam o incômodo em buscar justificativas para o anêmico desempenho. "Em vários jogos tivemos condições de marcar, mas estávamos sofrendo muitos gols e resolvemos priorizar a defesa", sintetizou o meia Jadson.

De fato, o técnico Paulo Autuori resolveu mudar o esquema tático para reforçar a defesa e sacou o meia Ganso para promover a entrada do volante Fabrício. O time ganhou estabilidade defensiva, mas não conseguiu criar praticamente mais nada no ataque. O drama ganha contornos mais pesados graças à má fase dos atacantes: Luis Fabiano nem sequer viajou por causa de lesão, Aloísio é mais conhecido por sua garra e perdeu ótimas chances nos últimos jogos, Ademilson não marcou uma única vez no ano e Osvaldo comemorou um gol pela última vez em 28 de fevereiro.

"A bola precisa chegar até a frente para marcarmos os gols. Precisamos parar de tocar tanto a bola, e de tocar tanto e muito para trás. A projeção dos meias sem a bola sempre foi um ponto forte do nosso futebol, mas agora eles precisam voltar para pegar a bola porque os volantes perderam qualidade", resumiu Autuori, insatisfeito com a produtividade do setor.

O treinador não deu mostras do que pretende fazer para o jogo contra o time português, mas, se mantiver o plano de priorizar o fortalecimento do sistema defensivo, deve preservar o meio com três volantes e apenas Jadson como meia de ligação. Contribui para isso o fraco desempenho de Ganso, que mais uma vez recebeu o recado de que precisa mostrar algo a mais. "Além da parte física, técnica e tática, um competidor precisa estar bem mentalmente. Vemos alguns jogadores que não possuem tanta qualidade técnica vencer porque são muito competitivos", disse Autuori.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;