Economia Titulo Consumidor
Serviços financeiros estão
entre os mais reclamados

As taxas abusivas e cobranças indevidas são as
principais queixas dos consumidores na região

Yara Ferraz
Especial para o Diário
03/08/2013 | 07:05
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Divulgação


O consumidor do Grande ABC está insatisfeito com os serviços financeiros prestados pelas empresas do ramo. É o que mostram os números, referentes ao primeiro semestre, dos Procons das sete cidades, onde o setor financeiro é o campeão de reclamações em quatro municípios. Não foi possível comparar com o mesmo período do ano passado porque os órgãos não tinham os dados disponíveis.

Santo André registrou 1.798 atendimentos referentes ao tema. Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também têm os assuntos financeiros como primeiro lugar no ranking de queixas. O item é o segundo mais reclamado em Mauá e em São Bernardo, sendo que, nesta última, foram registrados 4.577 atendimentos em relação ao tema, que perde apenas para produtos, que ficaram com o total de 5.609 reclamações.

Já em São Caetano o item não aparece entre os três mais reclamados, ficando em quarto lugar com 704 queixas registradas.

O diretor do Procon da cidade andreense, Marco Aurélio, chama a atenção para as cobranças feitas pelas instituições bancárias, que estão em primeiro lugar no ranking de insatisfações. “São os empréstimos consignados, cartões de crédito, cheque especial, cobranças indevidas, entre outros”, afirmou.

A coordenadora do Procon de Rio Grande da Serra, Maria Ivone Silva, também chama a atenção para as dívidas dos consumidores para os bancos. “Nosso maior problema é em relação ao endividamento, essa é a tecla que a gente tem que bater para que diminuam (as reclamações). Fora isso também temos as cobranças indevidas e taxas abusivas”, disse.

OUTRO LADO

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) declarou que as instituições financeiras vêm investindo nos canais de atendimento (SAC e ouvidorias), aperfeiçoando processos de esclarecimentos e resolução de conflitos no relacionamento entre clientes e bancos. A federação também frisou que os bancos estão empenhados em atender e solucionar as queixas dos consumidores feitas aos órgãos de defesa de consumidores, reforçando suas estruturas de atendimento.

OUTRAS QUEIXAS

Em Mauá e em São Caetano, o campeão de reclamações foram os serviços privados. Segundo o coordenador do Procon mauaense, Abraão Francisco da Costa, especialmente os casos relacionados a “empresas de telefonia e internet”.

É importante ao procurar o Procon que sejam levados todos os documentos referentes à relação de consumo, como as notas fiscais, cópias de contratos e anotações em caso de protocolo de atendimento.

A coordenadora do Procon de São Bernardo, Angela Galuzzi, afirmou que o órgão está preparado para atuar na solução dos conflitos entre empresas e clientes. “O serviço é gratuito e de qualidade. É de importância vital para os consumidores”, considerou.

DIADEMA

O Procon Diadema completou 20 anos em julho. O órgão fechou o balanço do primeiro semestre totalizando média de 8.000 atendimentos. O coordenador do Procon da cidade, André Ruiz, destaca as ações preventivas que estão sendo feitas, como a orientação a lojistas em datas como o Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais. “O comércio nos recepcionou muito bem. Estamos também acompanhando as associações comerciais e o comércio eletrônico, para esclarecer cada vez melhor o consumidor”, afirmou. 




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