Cena Política Titulo
Aliado tucano do PT?

PSDB e PT são adversários emblemáticos. São raras as cidades em que têm relação política de parceria. No Grande ABC a rivalidade é acentuada. Mas não evitou que o prefeito petista de Santo André, Carlos Grana, anunciasse o deputado estadual tucano Orlando Morando como secretário de seu governo.

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
30/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


PSDB e PT são adversários emblemáticos. São raras as cidades em que têm relação política de parceria. No Grande ABC a rivalidade é acentuada. Mas não evitou que o prefeito petista de Santo André, Carlos Grana, anunciasse o deputado estadual tucano Orlando Morando como secretário de seu governo. A divulgação, em tom de brincadeira, foi feita ontem, no Palácio dos Bandeirantes, em evento que garantiu 11 creches para a região, quatro delas em território andreense, conquistadas pelo parlamentar. Em agradecimento, o chefe do Executivo emendou: “Orlando é nosso secretário sem Pasta”, disse Grana publicamente, em seu discurso. Já no fim da atividade, em conversa descontraída com a imprensa, o deputado corroborou, bem-humorado: “Sou assessor que faço relações públicas para o prefeito”. A lua de mel dos dois tem motivo: minar os votos do ex-prefeito Aidan Ravin (PTB), que deve tentar vaga na Assembleia Legislativa no ano que vem. Grana incentivará candidatura de Luiz Turco a deputado estadual pelo PT, num projeto mais à esquerda. Os nomes que poderiam ter força na trincheira adversária foram cooptados pelo petista. Raimundo Salles (PDT) e Paulinho Serra (PSD) não estarão nas urnas no ano que vem. Assim, a candidatura que pode penetrar com intensidade na classe média em Santo André é a de Aidan. Com uma boa votação e vitória garantida, o petebista incomodará a reeleição de Grana. Tudo o que o prefeito não quer. Ao dar vazão às conquistas de Orlando Morando para a cidade, o petista ganha um aliado para disputar votos diretos com o ex-chefe do Executivo. Bom para Grana, bom para Orlando. Ruim para Aidan.

Repúdio

O Psol regional divulgou carta de repúdio à agressão sofrida pelo ex-prefeiturável de Santo André Marcelo Reina, dia 15, no Consórcio Intermunicipal. Na confusão, ele foi agredido e teve o nariz quebrado por um segurança. O documento tem endereço: o prefeito de São Bernardo e presidente da entidade regional, Luiz Marinho (PT). Os socialistas repudiam “veementemente a maneira agressiva e truculenta como os integrantes do comitê dos trabalhadores e juventude do ABC foram tratados pelo prefeito Luiz Marinho e pelos seus seguranças.”

The voice

O locutor do cerimonial da Prefeitura de São Caetano, Nelson Robles, foi homenageado nas atividades de aniversário de 136 anos da cidade pelo prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), durante a final do campeonato de futebol amador, no domingo. ‘The voice’, como é carinhosamente chamado pelos amigos, recebeu uma placa pelos 17 anos de trabalho no Palácio da Cerâmica. Natural de Catanduva, mas são-caetanense de coração, Robles iniciou a carreira na Rádio Cacique, aos 16 anos. Atuou também nas rádios Globo, Bandeirantes, América e Olinda. Emocionado com a surpresa, o radialista, no alto de seus 71 anos, mostrou humildade peculiar. “Quero dividi-la (a homenagem) com os companheiros que estiveram e que estão ao meu lado nessas décadas de trabalho. Uma andorinha só não faz verão”, disse, com sua voz inconfundível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;