Cultura & Lazer Titulo Artes plásticas
Talentos locais
ganham sobrevida

Artistas do Grande ABC exibem seus trabalhos
em uma mostra especial na cidade de Sto.André

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
17/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Os remanescentes da 41ª edição do Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, que ocorreu entre abril e junho deste ano, se encontram em sua própria exposição. Os finalistas regionais da atração agora desfilam seu talento na estreia da 'Mostra de Artistas Contemporâneos do ABC'. A abertura do evento ocorre hoje, às 19h, no Salão de Exposições do Paço Municipal.


Um total de 48 obras estará espalhado pelas paredes do local. O acervo conta com trabalhos de 17 artistas que utilizam técnicas como fotografia, grafite, gravura e diversas experiências e interferências. Segundo a curadora de arte da Prefeitura, Flávia Dotto, a iniciativa serve para valorizar a todos. “Teremos obras de primeira qualidade que não deixam a desejar ao que foi apresentado no Salão de Arte. É exatamente por isso que resolvemos organizar uma nova mostra. Esses artistas locais precisam ter suas obras expostas em espaço nobre”, avalia.


O andreense Kael Carniel aposta na mescla de linguagens para chamar a atenção. Sua participação apresenta três fotos que ganharam cores (principalmente vermelho, amarelo e azul) no computador. “A ideia foi construir uma homenagem a Santo André e percebi que a paisagem é algo subjetivo. Acho que a cultura é a grande paisagem da cidade”, diz ele, que retrata detalhes do Teatro Municipal, Biblioteca Municipal Nair Lacerda e o Salão de Exposições. “Criei imagens a partir da arquitetura dos espaços culturais do município. Há também pesquisa quanto ao ângulo em que as imagens foram feitas, para se criar uma perspectiva tanto figurativa quanto abstrata.”


Outro que ganha sobrevida é Guilherme Augusto, o Gafi. No que ele chama de “processo interminável” – com as influências do universo urbano tomando conta de seu ateliê a todo momento e vice-versa –, o rapaz utiliza tintas de spray em madeiras que encontrou na rua para ilustrar silhuetas de cabeças de pessoas. “Quero generalizar algo que normalmente individualiza, identifica e faz o ser humano reconhecível. Brinco com essa desconstrução das faces”, explica.


O fotógrafo Nario Barbosa, do Diário, traz costuras em cima de imagem preto e branco de uma mulher, retratando um antigo costume de sua família. A abordagem também serve para fazer uma leve crítica. “Costurando as mãos com as rugas da mulher, tento questionar a estética da beleza perfeita. Hoje, as cirurgias plásticas são marcadas por costuras que as pessoas fazem na pele”, ressalta.


Além da abertura da mostra, o saguão do teatro será tomado por performances da Jornada Mundial da Juventude, que começam às 17h30.


Mostra de Artistas Contemporâneos do ABC – Exposição. A partir de hoje, às 19h. No Salão de Exposições do Paço Municipal – Praça 4º Centenário, Santo André. Tel.: 4433-0711. Ter. a sáb., das 12h às 17h e das 18h às 21h. Grátis. Até 7/9.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;