Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 18 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

|

Fórum Paulista em Santo André

Santo Andre está sediando desde ontem, 16...


Cristina Baddini

17/05/2013 | 00:00


Santo Andre está sediando desde ontem, 16, e hoje, 17, a 55ª edição do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito. O evento é uma iniciativa da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e conta com o apoio da Prefeitura de Santo André. 

O encontro está acontecendo no Auditório do Sest/Senat, das 9h às 17h, trazendo à cidade representantes do Detran-SP, da ANTP, Polícia Militar, além de autoridades municipais do setor de Trânsito e Transportes do Estado, Evandro Losacco, diretor de gestão operacional da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo). O prefeito Carlos Alberto Grana marcou presença na cerimônia de abertura dos trabalhos. 

A representante do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Andréa Brísida, consultora especialista em planejamento de transportes da Secretaria Municipal de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, foi a primeira expositora do fórum e falou sobre o Plano de Melhoria do Transporte Urbano do Grande ABC, sob a coordenação do diretor de trânsito da Prefeitura Municipal de Santo André, Epeus Monteiro Pinto.

Plano de mobilidade

No Brasil, a nova PNMU (Política Nacional de Mobilidade Urbana) traz um conjunto de medidas que, uma vez efetivadas, poderão trazer avanços importantes para o problema do trânsito nas grandes cidades. O objetivo da Lei 12.587 é incentivar a ampliação dos transportes públicos e não motorizados como foco para a melhoria da mobilidade urbana. 

Ontem, foi realizada uma exposição sobre financiamentos para elaboração dos planos de mobilidade por Arlindo Fernandes, consultor, e Nadson Xavier Soares, gerente do setor público do Desenvolve SP, agência de desenvolvimento paulista, sob a coordenação de Leandro Petrin, diretor de transportes da SATrans, da Prefeitura Municipal de Santo André. 

Também participa do evento o novo presidente do Fórum Paulista, Dalton Ferracioli de Assis, presidente do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras de Jacareí, que presidiu uma reunião exclusiva dos secretários, onde foram discutidos os repasses de recursos do IPVA para os pequenos municípios. Foram também abordados os temas: a década de segurança viária, por Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP, e o banco de dados veiculares e de condutores nacional - Prodesp, por Luiz Carlos Mantovani Néspoli (Branco) - ANTP, e outros temas.

Hoje serão discutidos projetos para as Regiões Metropolitanas, como os municípios devem tratar a gestão dos pátios e, à tarde, deve ocorrer visita técnica monitorada à Sabina Escola Parque de Conhecimento, em Santo André. 

O que é o fórum

O Fórum de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito é um espaço não institucional, constituído por secretários e dirigentes de empresas públicas de transporte e/ou de trânsito, que, periodicamente, se reúnem para compartilhar dúvidas e experiências, para propor estudos e projetos, bem como recomendar alterações na legislação pertinente a cada tema específico, objetivando a melhoria da qualidade da mobilidade urbana, dos transportes e do trânsito.

Os fóruns regionais têm um regulamento que estabelece seus objetivos, a forma de realização das reuniões, a composição da coordenação executiva e as responsabilidades da secretaria executiva exercida pela ANTP.

Desde o início da criação dos fóruns regionais, muitos assuntos têm sido tratados nas reuniões e as proposições discutidas são encaminhadas para instancias de governo - executiva ou legislativa, que já obtiveram sucesso, como a expressiva participação na elaboração da Lei 9.503, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, a criação do vale-transporte, além da capacitação de gestores municipais, na aprovação da Lei da Mobilidade Urbana, dentre outras bandeiras de luta.

Na verdade, está mais do que na hora de implantar-se uma política pública de mobilidade que tire carros das ruas e avenidas, preservando a qualidade do ar, a segurança e atuando positivamente na melhoria da qualidade de vida da população.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;