Márcio Bernardes Titulo
Ainda é pouco

Tiago Camilo é nosso terceiro medalhista. Até agora, são apenas três de bronze, todas conquistadas pelo judô

Por Especial para o Diário
13/08/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Tiago Camilo é nosso terceiro medalhista. Até agora, são apenas três de bronze, todas conquistadas pelo judô. A modalidade, por sinal, chega a 15 medalhas na história olímpica e supera a vela, que tem 14.

O vôlei masculino sofreu no começo, mas depois virou o jogo e ganhou da Sérvia merecidamente por 3 a 1. O futebol feminino também tomou um susto e, apesar de ter sofrido o primeiro gol das nigerianas, acabou virando com três gols de Cristiane. Um deles, aliás, muito bonito.

Hoje, vamos decidir medalha na ginástica artística por equipe. O basquete feminino pode ainda respirar ou ir para o inferno. Convenhamos que ainda é pouco para o Brasil. Um país com a nossa população, dimensão cultural e econômica, com nossa extensão territorial, não pode chegar a uma olimpíada só para participar. Porque o Barão de Cobertin, que nos desculpe, mas essa história de que vencer não é importante, só existia no tempo dele.

Desde 1980, quando cobri minha primeira olimpíada, em Moscou, venho falando que temos todas as condições de nos transformar numa potência olímpica. Passaram-se 28 anos e, atualmente, estou mais convicto de que esse sonho poderá se transformar em realidade.

Vai depender de vontade política!

Frases

"Espero que esta medalha ajude a melhorar a minha vida."
Ketleyn Quadros, cheia de humildade, depois de ganhar a primeira medalha brasileira, aqui em Pequim.

"O Ninho de Pássaro é a nossa jóia da coroa."
Wu Wintenung, ministro chinês, orgulhoso do estádio construído para a Olimpíada.

"Vou velejar ainda por muitos anos."
Robert Scheidt, garantindo longevidade.

"A Olimpíada virou um grande negócio, mas é fascinante."
Yussif Al Gamen, jornalista sírio.

Verde & amarelo
Turistas brasileiros são notados em todos os lugares aqui em Pequim. Um pouco pela alegria e também pelo exagero. Alguns gritam e se comportam como se estivessem no churrasco com a família. Engraçado mesmo é o chinês pronunciar o nome do nosso País: pa-brasí. Incompreensível!

Sangue espanhol
Rafael Nadal está testando na olimpíada o seu equilíbrio emocional. Ele poderá deixar a competição com a medalha de ouro e o primeiro lugar no ranking da ATP. Esse feito, há muito tempo inimaginável, vai desbancar Roger Federer. Se bem que o suíço está vivinho da silva e pode acabar com o sonho do espanhol.

Lula lá
A CCTV é a Rede Globo da China. Sua programação, porém, é transmitida também em outras línguas: inglês, francês, espanhol e russo. Declaração do presidente brasileiro o colocou nos canais chineses em todas as línguas. Lula disse que o mundo deve se espelhar na China, que organiza com brilho os Jogos.

Doping
A pequena cidade Ribas de Fresser, super-conservadora, está envergonhada de sua atleta mais famosa. Maria Isabel Moreno, mais conhecida por Maribel, foi flagrada no antidoping. A campeã espanhola de ciclismo, de 27 anos, foi a quinta colocada na última Volta da França e agora aprontou esse papelão.

Toque final
O profissionalismo norte-americano parece pedantismo, mas é de alto nível. Os atletas das principais modalidades estão hospedados em um hotel que se transformou em uma Vila Olímpica particular.

Os cartolas ianques afirmam que, desta forma, dão mais tranqüilidade para que as medalhas sejam conquistadas em profusão, coisa que na realidade até agora não se comprovou.

É verdade que alguns mitos não podem ficar expostos, mesmo numa Vila Olímpica. Lebron James, Michael Phelps, Kobe Bryant, Tyson Gay não teriam sossego se circulassem num local com mais de 20 mil pessoas. E a tietagem é livre!

Outra coisa que os Estados Unidos fizeram e que encheriam Dunga de orgulho: alugaram instalações chinesas para treinamentos exclusivos de seus atletas. Como se sabe, o técnico do futebol masculino brasileiro andou esperneando na semana passada pelos limitados tempos que os organizadores ofereciam à sua equipe para treinamentos em Shenyang.

Todos nós que sonhamos ver o Brasil uma potência olímpica ficamos admirados com o estágio alcançado por alguns países. Cabe bem a frase: primeiro e terceiro mundos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;