Márcio Bernardes Titulo
Reações

Não esperava que o último texto sobre a África do Sul fosse provocar tantas manifestações de ouvintes e leitores. Percebi que tem muita...

Especial para o Diário
15/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Não esperava que o último texto sobre a África do Sul fosse provocar tantas manifestações de ouvintes e leitores. Percebi que tem muita gente assustada com o que pode acontecer durante a Copa do Mundo de 2010.

Teve também quem estranhou a razão que este que vos escreve ser um dos poucos jornalistas brasileiros a usar tanta contundência com os problemas verificados naquele país.

Não quero responder pelos colegas. Exprimi o meu medo. É isso mesmo! Estou com medo de voltar à África do Sul. E se o fizer será exclusivamente por causa das minhas responsabilidades profissionais.

Se pudesse não iria. Se fosse torcedor, não iria de maneira alguma. Nem de graça! Tenho pena dos turistas brasileiros que não terão muitas opções de diversão, além dos jogos oficiais.

Fico imaginando os europeus, acostumados com uma vida sem insegurança e correndo riscos quando andarem pelas ruas das cidades sul-africanas.

Recebi um e-mail de um leitor afirmando que o governo vai aumentar o policiamento. Pode até ser. Mas nós sabemos que a polícia local é uma das mais corruptas do mundo.

O tempo é o senhor da razão. Vamos esperar mais alguns meses e ver o resultado de tudo isso.

BRASILEIROS COM OUTRAS CAMISAS

A Copa da África vai comprovar detalhe temido por Joseph Blatter: vários times terão brasileiros naturalizados.

Portugal vai escalar Liédson, Deco e Pepe que, por sinal, se contundiu seriamente neste final de semana.

A Espanha apresentará Marcos Senna; o Japão vai contar com Marcus Túlio; os Estados Unidos terão Benny Feil Haber; e a Alemanha deverá escalar outra vez Kevin Kuraniy.

O presidente da Fifa já disse que o Comitê Executivo pensa em barrar essa realidade que pode distorcer a verdade do futebol nacional de cada país.

Podem esperar que depois da Copa vão limitar isso.

BANDIDOS PARANAENSES

A polícia anuncia que prendeu vários vândalos que participaram da invasão do gramado do Couto Pereira na última rodada do Brasileiro.

A justiça precisa ser rápida e eficiente. E julgá-los o quanto antes.

Impunidade é um convite ao crime.

Márcio Bernardes é âncora da rede Transamérica de Rádio e professor universitário. www.marciobernardes.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;