A Associação Cultural Nipo-Brasileira de Pedreira, em Mauá, realiza no próximo domingo o 46º Festival Poli-Esportivo Undokai
A Associação Cultural Nipo-Brasileira de Pedreira, em Mauá, realiza no próximo domingo o 46º Festival Poli-Esportivo Undokai. São provas e disputas individuais e coletivas que reúnem pessoas de todas as idades. A Undokai do Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil está marcada para começar às 9h no campo do Jardim Maringá (altura do nº 300 da Avenida Benedita Franco da Veiga).
A Nipo-Brasileira de Pedreira tem uma história que começa antes de a cidade ser elevada a município. Foi fundada em 9 de novembro de 1952, e neste mesmo ano recebeu protocolo de funcionamento da escola junto à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, iniciando a atividade da escola de ensino da língua e dos costumes japoneses aos filhos dos seus associados.
A Nipo-Brasileira de Pedreira é a mais antiga de Mauá. Reúne hoje 75 famílias japonesas e seus descendentes. Além da Undokai, a entidade promove – ano sim, ano não – o Engueikai, festival de folclore.
O calendário anual da Nipo-Brasileira é completado com atividades do Departamento de Esportes, como tênis de mesa, futebol de salão e gate-ball (idosos), além de excursões, bazar de pechincha e encontros de confraternização com os alunos e familiares, promovendo oficinas de origami, ikebana, brinquedos tradicionais do Japão para manter a união entre familiares e também a milenar cultura japonesa. A antiga escola de ensino do japonês permanece na ativa.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL NIPO-BRASILEIRA DE PEDREIRA – Endereço: Rua Dr. João Carlos de Azevedo, 330, Jardim Maringá, altura do nº 3.000 da Avenida Barão de Mauá.
DO JAPÃO AO BRASIL, 100 ANOS DE HISTÓRIA
Kiyoshi Roberto Nagayama (Mauá, 25/10/1952) – Engenheiro-mecânico formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) e com cursos secundários realizados no Ginásio Industrial e Estadual Júlio de Mesquita e ETI Lauro Gomes. Trabalha na Yoki, indústria de alimentos de São Bernardo. Fez carreira de 32 anos na Nakata, de Diadema, onde chegou ao posto de diretor industrial. Há sete anos preside a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Pedreira, em Mauá.
Seus pais são japoneses. Hikaru Nagayama nasceu em Fukushima e veio para o Brasil em 1940, diretamente para Mauá. Aqui já residia um irmão de Hikaru , Shinji e Shiguenobu Nagayama. Kiyoko, mãe de Roberto, residia com os familiares na Alta Mogiana, de onde veio para Mauá.
Hikaru e Kiyoko Nagayama casaram-se em Mauá e têm nove filhos: Yuuki, Yuuji, Paulo, Rosa, Maria, Kiyoshi, Lúcia, Tereza e Luiz. Kiyoshi é casado com Odinete Keiko Yano Nagayama. O casal tem dois filhos: Kouki e Nobuyuki, estudantes da FEI.
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 16 de abril de 1978
Manchete – Brigadas Vermelhas comunicam decisão de matar Aldo Moro, ex-primeiro-ministro da Itália
Política – Amanhã Planalto anuncia nomes de oito governadores.
Editorial – Linhas cruzadas impedem entendimento, sobre os problemas enfrentados pela CTBC.
Lazer – Governo do Estado ainda não enviou à Assembléia Legislativa o projeto de lei referente à cessão da ex-colônia de férias do Banespa, no Guarujá, ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.
EM 16 DE ABRIL DE...
1908 – Realizada a primeira viagem de carro entre São Paulo e Santos, via Grande ABC. Da façanha tomam parte Antonio Prado Júnior, Mario Cardim, Glovis Glycerio e Bento Canabarro. A viagem pioneira durou 36 horas.
HOJE
Dia Nacional da Voz.
SANTOS DO DIA
Bento José Labre, Bernadete Soubirous, Calisto de Corinto, Gracia, Júlia, Marçal e Penha.
Bento (ou Benedito) José Labre – Não conseguiu ser religioso, como desejava. Adotou então a condição de mendigo voluntário, e passou a vida em contínua peregrinação a santuários. Faleceu em Roma, em 1783.
Ademir Médici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC
FALECIMENTOS
SANTO ANDRÉ
FRANCISVANI MATIAS RODRIGUES, 25. Anteontem. Cemitério Curuçá.
JÚLIA NOVAKOWSKI, 89. Anteontem. Cemitério Camilopolis.
ROBERTO DORIA, 65. Ontem. Cemitério Santo André.
OLÍVIO MAZUCO, 49. Anteontem. Cemitério Vila Pires.
MÁRIO ARTUR HÉRCULES, 64. Ontem. Cemitério Camilopolis.
ANTÔNIO RODRIGUES MACHADO, 79. Ontem. Cemitério Curuçá.
CHIZUE FUJITA NAGEISHE, 89. Ontem. Cemitério Jardim da Colina, São Bernardo.
ANTÔNIO DA FONSECA, 95. Ontem. Cemitério Jardim da Colina, São Bernardo.
SÃO BERNARDO
RAIMUNDO NONATO FEITOSA, 41. Anteontem. Cemitério Bairro dos Casa.
EDUARDO FAVA RIOS, 32. Anteontem. Cemitério Jardim da Colina.
MARIA FERNANDES FEDERICHE GALIARI, 86. Anteontem. Cemitério Jardim da Colina.
AMÉRICO MANZAN, 82. Ontem. Cemitério Getsêmani, Capital.
JAILSON TELES SUBRINHO, 41. Ontem. Cemitério São Luis, Santo Amaro/SP.
ERCÍLIA SPERDUTTI DUARTE, 78. Ontem. Cemitério Quarta Parada, Capital.
BENÍCIO FERREIRA DOS SANTOS, 53. Ontem. Cemitério Memorial Phoenix, Santo André.
FLORINDA BUENO ANDREOLLI, 72. Ontem. Cemitério Vila Assunção, Santo André.
SÃO CAETANO
AUGUSTO NEGRÃO, 82. Ontem. Cemitério Vila Paula, São Caetano.
JOSÉ DE SOUZA SANTOS, 46. Anteontem. Cemitério Cerâmica.
NELSON MAZALIN, 69. Ontem. Cemitério Cerâmica.
CONCEIÇÃO BARBOSA JULIANE, 90. Anteontem. Cemitério Cerâmica.
SANTIAGO LOPES, 66. Ontem. Cemitério Cerâmica.
DIADEMA
ÂNGELO JOSÉ DA SANTANA, 92. Ontem. Cemitério Municipal.
IRENALDO FIDELES FERREIRA, 49. Ontem. Cemitério Jardim Vale da Paz.
DJANIRA MARIA SERRA, 83. Ontem. Cemitério Jardim Vale da Paz.
MAUÁ
JOSÉ LUIZ BRITO NUNES, 46 . Anteontem. Cemitério Santa Lídia.
BENEDITA BERNARDA SANTANA SOUSA, 74. Anteontem. Cemitério Santa Lídia.
ED CARLOS LEMES, 31. Anteontem. Anteontem. Cemitério Santa Lídia.Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.