Memória Titulo
Esses carrões foram fabricados em São Bernardo

Há quase meio século São Bernardo foi despertada por uma atividade raríssima até então: a convenção de lançamento de um automóvel.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Há quase meio século São Bernardo foi despertada por uma atividade raríssima até então: a convenção de lançamento de um automóvel. E não era um automóvel qualquer. Era um Simca Chambord, o primeiro carro de luxo produzido no Brasil.

O lançamento data de 1960. Foi feito na própria fábrica, ao lado da Volkswagen, no espaço hoje ocupado pelo grande depósito da Casas Bahia.

O jornalista André Gomide (ex-Diário) reuniu as fotos. Elas ilustram um artigo do jornalista Roberto Nasser, ambos especializados em automobilismo.

A fábrica da Simca ocupou as instalações da pioneira Varam Motores, de 1948, e foi absorvida, em 1967, pela Chrysler. No mesmo espaço - Avenida Doutor José Fornari, trecho da antiga Estrada do Vergueiro - funcionou a primeira unidade de caminhões da Volkswagen.

Exemplares do modelo Simca Chambord serão expostos no 3º ABC Old Car, previsto para ser realizado em julho no campus da Universidade Mauá, em São Caetano.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. A história do rádio paulista: quarto de uma série de seis programas. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Eldorado AM (700). Brasil de Todos os Tempos. No Dia Mundial da Água (22 de março), a história da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, desde 1554. E a situação de moinhos construídos no início do século 20: abandonados, vários deles passam por um processo de recuperação graças a abnegados amantes dos moinhos. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Raul Seixas, ‘o maluco beleza' - último de uma série de três programas. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h da madrugada.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Nilo Amaro e os Cantores de Ébano, Uirapuru (de Jacobina e Murilo Latini). E jingles antigos da Kollynos, Eucalol e Telesp. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (92.5 - comunitária). Reminiscências. Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 21 de março de 1979

Primeira Página - Governo ameaça intervir no Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC. A greve geral continua. Oitenta mil trabalhadores rezam o Pai Nosso no Estádio da Vila Euclides.

Santo André - Cidade dos Meninos rifa um Chevette. A renda será revertida para as obras da Casa da Providência.

São Bernardo - Prefeitura doa terreno para a sede da Brasilitália, na Vila Baeta.

Editorial - Figueiredo começa bem: nas intenções.

Polícia - Assalto e morte em consultório de dentista em São Caetano.

 EM 21 DE MARÇO DE...

1944 - Diário Oficial do Estado publica o parecer 35 da comissão que trata da Divisão Administrativa e Judiciária do Estado para o quinquênio 1944/48. Um dos itens prevê a elevação do Distrito de São Bernardo a município, com a sua consequente separação de Santo André.

1969 - Rio Grande da Serra ganha uma nova administração pública, com a posse do prefeito Geraldino Loti Filho, do vice-prefeito João Bello e dos vereadores Antonio Galbino Bezerra Filho, Décio Domingues Fernandes, Francisco de Oliveira Queijo, Irinéia José Midolli, Joaquim Agostinho Neto, Miguel Carnavale, Otavio Orsini, Sérgio Figueiredo e Waldemar Pirilo. A posse foi realizada no grupo escolar da cidade.

1969 - Inaugurado o ginásio de esportes do bairro Santa Maria, em São Caetano, com um jogo de basquete entre as Seleções de São Caetano 89 e de São Bernardo, 44.

MUNICÍPIO PAULISTA

Em 1849 lei da Assembléia Provincial de São Paulo eleva a Freguesia de Guarapuava à categoria de vila.

 HOJE

Dia Mundial da Infância, Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e Dia da Floresta Mundial.

SANTOS DO DIA

Amadeu de Sabóia, Berilo, Lupicínio, Santúcia e Nicolau.

Amadeu de Sabóia. Nasceu em Tonon em 1435. Tornou Sabóia o ‘Paraíso dos Pobres'.

Nicolau de Flue. O santo mais popular da Suíça. Morreu em seu país no ano de 1487.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;