Brickmann Titulo
As Excelências e seu grande destino

Erenice Guerra, lembra? Aquela que montou o dossiê contra Ruth Cardoso, disse que não tinha feito nada

Por Carlos Brickmann
31/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Erenice Guerra, lembra? Aquela que montou o dossiê contra Ruth Cardoso, disse que não tinha feito nada, depois disse que tinha, sim, mas não era um dossiê, só "um banco de dados com informações do suprimento de fundos entre 1998 e 2002". Não lembrou ainda? Erenice Guerra é o braço direito de Dilma Rousseff. Foi ela que esteve na Receita Federal para convidar sua superintendente, Lina Vieira, para um encontro com a ministra. Depois, negou tudo. Como negou a pressão sobre Denise Abreu, da ANAC,

Agência Nacional da Aviação Civil, para facilitar a venda da VarigLog a um grupo sem condições de adquiri-la.

O caro leitor lembrou? Pois é: Erenice Guerra foi escolhida pelo Governo para integrar a Comissão da Verdade. Este colunista se sente à vontade para colaborar com o presidente Lula, sugerindo outros nomes do Governo para outras comissões - nomes tão adequados quanto o de Erenice na Comissão da Verdade.

A ministra Dilma Rousseff, que se disse doutora sem nunca ter sido, não pode ficar fora da Comissão de Análise de Títulos Universitários. O assessor especial de Política Externa, Marco Aurélio Garcia, tem condições de ajudar a enfrentar um dos mais graves problemas sanitários do país na Comissão de Higiene Bucal.

E o ministro Nélson Jobim, o inventor da farda de general dez estrelas, cada estrela pesando 12 quilos, é essencial. Como ministro tanto de Fernando Henrique Cardoso quanto de Lula, como possível aliado tanto de Dilma quanto de José Serra, será o presidente da Comissão de Coerência. Sem prejuízo da Comissão dos Rafale.

O PODER DAS ELEIÇÕES
Campanha eleitoral não é santo, mas faz milagres. O governador paulista José Serra levará toda sua ginga de cintura para o Recife, no sábado de Carnaval. Dizem que vai sair no Galo da Madrugada, na turma do frevo. Não dá para perder.

CONCORRÊNCIA ESTRANHA
Duas horas antes da abertura dos envelopes da concorrência para a publicidade da Petrobras, o repórter Paulo Macedo, no site do Propaganda & Marketing, divulgou o resultado. Duas horas depois, quando os envelopes foram abertos, as informações de Paulo Macedo foram confirmadas: as três agências vencedoras, a Heads, a Dentsu e a Quê, eram exatamente as três que ele tinha apontado. Perguntará o caro leitor: terá sido anulada a concorrência? Não. A Petrobras diz que só vai estudar o caso na semana que vem. A conta é de R$ 250 milhões por ano. Recordando: há anos, quando o colunista Janio de Freitas revelou quem venceria a concorrência para a construção da Ferrovia Norte-Sul, em anúncio cifrado na Folha de S.Paulo, foi tudo suspenso. E veja só: era o governo Sarney.

ATO FALHO
Por falar em coisa esquisita, esta saiu do Ministério das Comunicações (o ministro Hélio Costa, do PMDB, é candidato a governador de Minas ou até mesmo a vice, na chapa de Dilma Rousseff). Uma fundação gaúcha, o Núcleo Cultural Bento Gonçalves, ganhou concessão de TV educativa em Bento Gonçalves. Mas, em um erro burocrático, em vez de digitar o nome da fundação como beneficiária da concessão, digitaram o nome do deputado federal gaúcho Mendes Ribeiro Filho, por coincidência colega de partido do ministro Hélio Costa. Na verdade, não foi um erro: foi uma informação correta. Apenas não era a que foi combinada.

CHINÊS, BARATINHO
A CSA, Companhia Siderúrgica do Atlântico, do grupo alemão ThyssenKrupp, contratou uma empresa chinesa para construir sua coqueria (cujos gases gerariam energia elétrica a partir de setembro último). Deu problema: a obra rachou. O colunista Aziz Ahmed, do Jornal do Commercio, deu a notícia, a CSA o desmentiu. Agora teve de engolir o desmentido: mandaram os chineses barateiros embora e contrataram uma empresa brasileira para consertar os problemas.

OS AMIGOS INIMIGOS
O presidente Lula é afável, popularíssimo e poderoso. Nunca lhe falta um amigo-inimigo pronto a acender-lhe uma das dezenas de cigarrilhas que fuma diariamente e não deveria fumar. Nem alguém que, sabendo de seus problemas de peso, sabendo que está de dieta, lhe leva alguns acarajés quentinhos, que pedem uma cerveja bem gelada. Nem quem lhe diga que está ótimo e é melhor mesmo não fazer exames médicos, porque quem procura acha. Mas, com amigos assim, tem de se cuidar.

MUDANDO O DESCANSO
O Congresso deveria voltar a funcionar amanhã, como o Judiciário. Mas deixou a cerimônia de reabertura para terça, que ninguém é de ferro. Muita gente não vai aparecer: 2 de fevereiro é Dia de Iemanjá. Votação, que é bom, ficou para quarta - talvez quinta, quem sabe? E há temas importantes, como a forma de exploração do pré-sal e a divisão de seus lucros. A propósito, este é um ano curto: há a Copa e, em seguida, o início oficial da campanha para a Presidência e governos estaduais. Trabalho, só em 2011.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;