A agência de estatísticas da União Europeia disse nesta sexta-feira que a produção industrial caiu 0,3% em maio ante abril e 1,3% em relação a maio de 2012. Economistas consultados pelo Wall Street Journal na semana passada haviam estimado que a produção industrial cairia 0,2% no mês e 1,4% no ano.
A economia da zona do euro contraiu pelo sexto trimestre consecutivo nos três primeiros meses do ano. A estimativa da Eurostat sobre o Produto Interno Bruto do segundo trimestre só será publicada em meados de agosto, mas pesquisas de empresas e outros dados econômicos indicam que a economia pode ter encolhido novamente nos três meses até junho.
O declínio da produção industrial em maio refletiu tanto uma fraca demanda interna quanto exportações, com a produção de bens de consumo duráveis e bens de capital caindo bruscamente.
O declínio se espalhou por grande parte da zona do euro, com queda da produção na Alemanha e França, assim como na Espanha e na Grécia. No entanto, houve um aumento acentuado da produção industrial em Portugal e um aumento mais modesto na Itália.
Na União Europeia como um todo, a produção caiu 0,6% em maio ante abril e recuou 1,6% em relação a maio de 2012. Fonte: Dow Jones Newswires.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.