Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais repetiram em junho a variação positiva de 0,08% apurada em maio.
Por sua vez, os preços dos bens intermediários subiram 1,19% no mês passado, em comparação com 0,13% em maio. Já os preços das matérias-primas brutas registraram alta de 1,39% em junho, ante a queda de 0,22% em maio.
Transporte acelera IGP-DI
O grupo Transportes, que variou de -0,19% em maio para +0,30% em junho, contribuiu para a aceleração do IGP-DI do mês passado. Segundo a FGV, o destaque dentro do grupo Transportes ficou para o item tarifa de ônibus urbano, cuja taxa passou de -1,34% para 2,10%. Além de Transportes, registraram alta os grupos Habitação (de 0,39% para 0,67%), Educação, Leitura e Recreação (de 0,28% para 0,35%) e Comunicação (de 0,10% para 0,23%). O IPC passou de +0,32% em maio para +0,35% em junho.
Quatro das oito classes de despesa componentes do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), um dos componentes do IGP-DI, apresentaram acréscimo em suas taxas de variação na passagem de maio para junho.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.