D+ Titulo Exagero
Cuidado com o peso
Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
15/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem não quer levar tudo dentro da bolsa? O que ninguém se importa - até sentir uma fisgada na coluna - é de que o peso do acessório do dia a dia pode afetar a saúde. Carregá-la constantemente de um lado só do corpo, seja no ombro ou nos braços também é prejudicial.

O ortopedista especialista em tratamento de doenças da coluna Luís Eduardo Carelli, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia alerta que o excesso de peso pode atingir a mulher de várias formas. "Problemas de postura como escoliose, que é desvio lateral da coluna, tendinite e ainda sobrecarregar a musculatura causando inflamações e dores crônicas são algumas complicações", explica.

Para evitá-las, o ortopedista recomenda não carregar mais do que 1,5kg e fazer revezamento da bolsa nos ombros. Outro cuidado que deve ser tomado é de que quando maior a bolsa mais coisas irá carregar. "Use um modelo prático e leve apenas o essencial. As opções com alça diagonal ajudam a distribuir melhor o peso", diz.

Quem carrega muito peso como cadernos e livros o ideal é sempre optar pela mochila. "A alça sempre tem de estar junta ao corpo para não ficar inclinado", alerta.

Como qualquer médico, a recomendação é a atividade física. "A prática de exercício fortalece a musculatura e o impacto será menor com o peso excessivo ou a posição da bolsa", ressalta. Caso sinta dores que não passam de um dia para o outro ou após tomar analgésico fique esperto e procure especialista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;