Setecidades Titulo Segurança
Polícia Militar troca comandante em São Caetano

Após 3 anos, capitão Robinson Castropil vai trabalhar na sede do batalhão, em São Bernardo

Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
26/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Após três anos, o capitão Robinson Castropil deixou ontem o comando da Polícia Militar em São Caetano. Ele será substituído pelo tenente João Francisco Terron, que já exercia funções no 6º Batalhão, responsável pela corporação na cidade.

A sede do batalhão, em São Bernardo, será justamente o destino de Castropil, deslocado para ser comandante operacional do 6º BPM.

“É uma questão meramente funcional da corporação. Minha presença agora é essencial na sede e irei desempenhar as funções da melhor maneira possível”, disse, em entrevista ao Diário.

Castropil deixa o comando da Polícia Militar em São Caetano no mesmo dia em que as estatísticas criminais divulgadas pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) apontaram queda na maioria dos índices criminais da cidade. “A prova que o trabalho foi benfeito é o carinho da população e a certeza de confiança na Polícia Militar”, destacou.

De fato, a saída do capitão foi uma surpresa para a população local. Ainda nas redes sociais, muitos populares desejavam boa sorte em sua nova função, chamando-o de amigo.

A boa relação de Castropil com a população que utilizou as ruas de São Caetano para fazer manifestações nos últimos dias rendeu até cartazes e gritos pedindo sua permanência na cidade em passeata realizada ontem na Avenida Goiás.

Ao todo, Castropil tem mais de dez anos de serviço na cidade. Assumiu o comando em fevereiro de 2010 e, seguindo a lógica da hierarquia militar, ele tem de ser deslocado por ser o mais antigo capitão em serviço no 6º Batalhão.

“É um amigo, que interagia muito com a cidade e que fará falta por sua experiência nos assuntos relacionados às questões de Segurança pública de São Caetano, mas por outro lado sempre poderá contar conosco para o que for necessário”, disse o secretário de Segurança urbana, José Quesada, coronel reformado.

Segundo ele, a princípio a troca de comando não interfere no bom relacionamento entre Polícia Militar e poder público municipal, nem nas reuniões para análises de crises, criadas neste ano para que corporação e GCM (Guarda Civil Municipal) analisem as ocorrências e tracem metas de ação conjunta.

“O (tenente) Terron foi meu aluno na academia militar, serviu em São Caetano, mora na cidade e vai se dar muito bem. Ele pode contar com todo o apoio que precisar na administração municipal”, destacou o secretário.

“Toda sorte do mundo a ele nesta nova jornada”, assegurou Castropil ao sucessor por meio de sua página nas redes sociais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;