Setecidades Titulo Habitação
Núcleo Krones
aguarda finalização
de melhorias

Reurbanização e construção de moradias em Diadema estavam previstas para 2011

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
19/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Prometida para novembro de 2012, a urbanização completa do antigo Núcleo Krones, nas proximidades da Avenida Piraporinha, em Diadema, segue sem data definida para ficar pronta. Enquanto isso, moradores do assentamento e famílias que já foram removidas do local e recebem no auxílio-aluguel seguem desesperançosos em relação a dias melhores e a entrega do novo lar.

A expectativa era de que a favela, habitada por cerca de 170 famílias, ganhasse cara nova no fim deste ano – isso devido a atrasos justificados por problemas climáticos e mudanças no projeto original. Na segunda-feira, entretanto, a Prefeitura publicou edital no Diário Oficial do Estado que prorroga o prazo para execução das obras por mais quatro meses.

O projeto contempla ainda a construção de 60 unidades habitacionais no Conjunto Habitacional Piraporinha 1, na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1.475. As obras seguem em ritmo lento, segundo os moradores.

“Já participamos de inúmeras reuniões, mas nunca nos dão prazo para que a gente volte para nossa casa”, observa o ajudante geral Manoel Mesquita, 30 anos. O morador do antigo Núcleo Krones foi removido do local em 2012 e aguarda a reurbanização das moradias em auxílio-aluguel com a mulher e o filho de 5 anos.

No caso da desempregada Claudia Oliveira dos Santos, 24, a solução foi aguardar pela conclusão das obras na casa da tia. Desde o ano passado ela vive de favor na espera do lar prometido.

Outra reclamação dos moradores da comunidade é a concentração de ratos e insetos, atraídos pela grande quantidade de entulho deixado no local após as remoções. “Já moramos em condições difíceis por mais de 20 anos e queremos a casa da gente que foi prometida”, destaca Mesquita.

PROJETO

O projeto de urbanização e construção de moradias foi possível mediante parceria assinada com o governo federal em 2011. O investimento total é de R$ 5,3 milhões, sendo que R$ 4,7 milhões foram injetados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A ideia inicial da Prefeitura era fazer as reformas das casas no sistema de autoconstrução, no entanto, em julho do ano passado, foi anunciada a reconstrução dos sobrados com cerca de 45 metros quadrados cada pela administração.

A Prefeitura de Diadema não retornou até o fechamento desta edição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;