Setecidades Titulo Saúde
UTI pediátrica de
Diadema fecha
por falta de médico

Unidade do hospital municipal deixou de atender pacientes há 20 dias

Thaís Moraes
28/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica do Hospital Municipal de Diadema, única da rede pública da cidade, foi fechada pela Prefeitura no dia 8 por falta de médicos.

Dos 12 profissionais que trabalhavam no local, seis pediram demissão. A unidade dispunha de quatro leitos e atendia mensalmente de 12 a 15 crianças. A opção é o Hospital Estadual de Diadema, com cinco leitos de UTI pediátrica para atender a toda a região.

De janeiro a maio, cerca de 40 médicos pediram exoneração do cargo. Segundo o Sindema (Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema), a causa da evasão, além de estar ligada a questões salariais, envolve principalmente relações de trabalho. Os profissionais estariam insatisfeitos com a gestão do secretário José Augusto da Silva Ramos.

Conforme a Prefeitura, os quatro leitos disponíveis no local tiveram de ser fechados pela dificuldade em admitir médicos. A administração informou que a unidade será ativada assim que forem contratados profissionais. A recomendação é que crianças que necessitarem de internação em UTI sejam atendidas no Hospital Estadual de Diadema.

A dona de casa Marcela Cristina da Silva Arruda, 20 anos e mãe de um menino recém-nascido, acha um absurdo o fechamento da unidade. “A Saúde está péssima em Diadema. Como é que ficam as pessoas que não têm condições de pagar atendimento particular?”.

A auxiliar de coladeira Simone Zeferino, 26, diz não saber o que faria caso o filho precisasse de internação. “O governante deveria se colocar no lugar da gente.”

O Conselho Tutelar de Diadema informou não ter sido avisado sobre o fechamento da unidade. A instituição lamentou a decisão e disse que amanhã os dez conselheiros do município se reunião para discutir o assunto. Informou ainda que tentará diálogo com a Secretaria de Saúde e, caso nenhuma providência seja tomada, o Ministério Público será acionado.

Questionada se a procura por leitos na UTI pediátrica do Hospital Estadual de Diadema aumentou, a Secretaria de Estado da Saúde informou que seria mais tempo para levantar os dados, já que a Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) atende pacientes dos 645 municípios do Estado.

FALTA DE MÉDICOS

O Sindema afirmou que o descontentamento dos médicos ocorreu por conta de mudanças nos locais de trabalho propostas pela atual gestão. A Prefeitura, por sua vez, negou o remanejamento, e disse ter tentado, sem sucesso, acordo com a categoria. Outra reclamação confirmada pelo sindicato estava relacionada a questões salariais. A administração admitiu não ter plano de carreira, mas garantiu que há proposta de implantação.

Até o momento, 25 médicos foram contratados para suprir as saídas desde o início do ano. Os especialistas que mais estão em falta na cidade são pediatras, intensivistas pediatras, neuropediatras, clínicos gerais, generalistas e cirurgiões. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;