Setecidades Titulo Montanhão
Área irregular
vira ecoponto
em S.Bernardo

Prefeitura inaugura terceiro espaço para receber entulho de construção civil na cidade

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
17/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nário Barbosa/DGABC


A área antes utilizada pela comunidade do bairro Montanhão e entorno, em São Bernardo, para descarte irregular de lixo e entulho deu lugar ao quarto ecoponto da cidade. O espaço, localizado na Estrada do Montanhão, 152, foi inaugurado ontem pela Prefeitura. A meta da administração é instalar 30 equipamentos até o fim de 2014. O próximo será construído no bairro Batistini.

"Isso aqui era cheio de lixo, sofá, madeira e material de construção deixado pela própria população", destaca o catador de material reciclável Cícero Gomes da Silva, 68 anos. Segundo o morador do bairro há pelo menos 24 anos, essa é a oportunidade de a comunidade se conscientizar a manter o local limpo.

A procura da população pelos ecopontos tem aumentado no município. Em 2011, foram descartadas 2.475 toneladas de materiais e, no ano passado, esse número saltou para 4.500 toneladas. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, é preciso mudar a cultura instalada na vizinhança - e também em carroceiros - de descartar resíduos pelas ruas. "Aos poucos vamos disseminando essa consciência e deixando a cidade mais limpa e mais bonita para todos", diz.

Os pontos de descarte recebem até um metro cúbico de entulho produzido por obras, além de resíduos como madeiras, armários, sofás e utensílios. Materiais recicláveis também são aceitos nos locais. Os equipamentos funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h às 16h. Está proibido, entretanto, o depósito de pneus, restos de poda de árvores, produtos químicos, eletrônicos, orgânicos e lâmpadas.

O ecoponto faz parte do Sistema Integrado de Manejo e Gestão de Resíduos Sólidos, feito entre a Prefeitura e o Consórcio SBC Valorização de Resíduos S.A. com investimento total de R$ 15 milhões. O custo para a construção de cada ecoponto é de aproximadamente R$ 50 mil. "O mais difícil é encontrar áreas disponíveis. A construção é simples", garante Secoli.

Os outros ecopontos funcionam no bairro dos Casa, Vila Vivaldi e Parque dos Pássaros.

COLETA SELETIVA

O secretário enfatizou ainda que a partir do dia 5 de junho o bairro Rudge Ramos passará a receber coleta seletiva porta a porta uma vez por semana de maneira experimental. A meta do prefeito Luiz Marinho (PT) é estabelecer a medida em 100% da cidade até o fim de 2014. "A experiência será por tempo indeterminado e o bairro foi escolhido por já estar maduro e não ter problemas como falta de saneamento ou moradia inadequada", ressalta Secoli.

As cerca de 7.500 residências do local foram divididas em três territórios, que estão recebendo 16 agentes ambientais para apresentar o projeto à população. A partir da próxima semana, haverá participação de um grupo de teatro nas atividades de divulgação nas casas, escolas, igrejas e clubes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;