Setecidades Titulo 30 kg
Defesa Civil captura
cobra em Santo André

Animal deve ser levado ao Instituto Butantan, em São Paulo, na próxima semana

Guilherme Monfardini
Especial para o Diário
16/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


A Defesa Civil de Rio Grande da Serra capturou cobra da espécie jiboia em chácara na Estrada do Rio Pequeno, em Santo André, na divisa com a cidade. O animal mede cerca de 1,80 metro e foi encontrado tentando dar o bote em um cachorro.

Na porta da Prefeitura, quatro funcionários da Defesa Civil se uniram para segurar o bicho, que pesa aproximadamente 30 quilos, e chamaram a atenção de quem passava. "É muito grande. Dá medo", disse um dos moradores. Outros paravam para tirar fotos, e  alguns até se arriscaram a colocar a mão no réptil. "É uma situação diferente. Quem podia imaginar isso na cidade?", perguntou outra curiosa.

"Ouvi meu cachorro latindo muito, então levantei e fui ver o que estava acontecendo. Quando cheguei até a porta, vi uma cobra tentando matar meu cachorro", contou o caseiro Luis Ferreira Cavalcanti, que pediu ajuda a um dos vizinhos.

Cavalcanti precisou de uma escavadeira para prender o animal na gaiola. O caseiro afirmou que em momento algum tentou matar a cobra.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Rio Grande da Serra, César Eduardo Leite Teodoro, a jiboia não é espécie da região. "Estes animais gostam de calor, do clima da Amazônia. Provavelmente eles vieram para a cidade em algum dos tanques de peixe, já que os pesqueiros estão crescendo muito na cidade", disse. 
Teodoro ainda informou que os animais peçonhentos capturados no município são levados ao Instituto Butantan, em São Paulo.

OUTROS CASOS

A Defesa Civil já havia capturado outra espécie de cobra na cidade. Uma jararaca, que pode matar um ser humano adulto por causa do veneno, foi encontrada em residência na divisa com Ribeirão Pires na semana passada.

O caseiro Luis Ferreira Cavalcanti também afirma que as cobras são comuns na região onde vive. "Aqui na Estrada do Rio Pequeno a gente sempre encontra. É uma região de mato. Mas são pequenas e saem sozinhas", destacou.

O coordenador da Defesa Civil disse que há mais uma espécie de cobra que foi vista pela estrada. "Há uma sucuri que fica rastejando por aqui. Essa é grande, parece um tronco de árvore gigante", disse Teodoro.

A sucuri  não mata a presa com veneno, mas é temida por causa do tamanho e da sua grande habilidade em se locomover na água.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;