Interação Titulo
Os candidatos e as sandálias

A marca é famosa, das mais tradicionais quando se pensa em sandálias no Brasil

Por Carlos Ferrari
25/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A marca é famosa, das mais tradicionais quando se pensa em sandálias no Brasil. É daquelas que acabam dando nome ao produto, por conta de sua identidade com a cultura e a história do povo, se fazendo presente de geração em geração. Nas últimas semanas eles lançaram uma propaganda. Muito bem-humorada e em linha com o que sempre fizeram para se comunicar com o público.

Chamou-me a atenção, no entanto, o fato de que para que eu entendesse o sentido da cena, foi necessário que eu estivesse ao lado de alguém que enxerga para me descrever as imagens, visto que sozinho e sem enxergar, torna-se impossível entender a mensagem.

Em 2010 esse não seria um problema se a empresa se preocupasse com os diferentes públicos. Atualmente existe um recurso conhecido por áudio-descrição. Trata-se de tecnologia simples, onde se pode colocar uma voz descrevendo a cena e, caso o cego queira ter acesso, basta apenas pressionar a tecla SAP do controle remoto de qualquer aparelho de TV.

Se esse recurso fosse um direito assegurado por lei, as coisas ficariam ainda mais fáceis. Acabariam as desculpas de agências de propagandas e emissoras de TV, alegando desconhecimento ou mesmo impossibilidade de implementação dessa alternativa.

Acompanhando o processo eleitoral em curso, fico muito pessimista quanto à possibilidade de podermos contar com os futuros legisladores para que essa luta se transforme em conquista. Muitos dos pleiteantes ao Congresso Nacional não se preocupam sequer em dizer seus números para que possam ser votados. Esquecem os eleitores cegos, analfabetos, mas não deixam de prometer que farão tudo por todos.

Os candidatos e as sandálias são dois bons exemplos de que necessitamos no Brasil de debate que traga a temática da acessibilidade para uma abordagem bem mais ampla e condizente com as múltiplas demandas. É então chegada a hora de buscarmos a inovação no curto prazo, nos diferentes processos comunicacionais, como meio de promoção e efetividade das ações de inclusão.

Lembre-se daquele último eletroeletrônico que você comprou para casa. Chega ser desanimador pensar nos desafios impostos para uma pessoa com mais idade, ou mesmo sem tanta formação, para atingir um nível satisfatório de usabilidade.

Os candidatos e o fabricante de sandálias aqui trazidos como exemplos precisam se calçar da comunicação realmente pensada para todos. Esse é um problema que infelizmente não se esgota nesses casos, o que aumenta a urgência de provocarmos e estimularmos o debate em todas as instâncias que militamos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;