Interação Titulo
Bom começo

Pela terceira vez, tenho o prazer de retornar das férias...

Carlos Ferrari
25/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Pela terceira vez, tenho o prazer de retornar das férias, tendo como primeiro compromisso na agenda a participação no Fórum Social Mundial. Ontem, 24 de janeiro, começamos aqui em Porto Alegre as atividades, como de costume, fazendo uma grande marcha, onde diferentes atores que aqui participam, sob as mais diversas formas de expressão, mostram para o mundo as bandeiras que aqui vêm defender.

No fórum o idioma oficial é o grito pela garantia de direitos e a equiparação de oportunidades. Assim, independente do país de origem, todos sabem que nesse espaço a luta é por um mundo mais justo, com maior transferência de renda, com uma economia solidária e com o reconhecimento de diversos segmentos que por séculos têm vivido na invisibilidade. 

Represento nesse evento o Conselho Nacional de Assistência Social, e com mais nove companheiros daquele colegiado, vamos trazer para Porto Alegre o debate sobre a participação popular e o controle social das políticas públicas.

Participaremos de uma oficina conjunta com o Conselho Nacional de Saúde, onde discutiremos o controle social no âmbito da seguridade social. Isso nos permitirá provocar uma grande discussão em torno dos desafios que enfrentamos para promover a intersetorialidade entre assistência social, previdência e saúde.

Também faremos uma outra oficina com o Conselho Nacional das Pessoas com Deficiência para discutir o papel dos conselhos de políticas e de direitos, buscando mostrar ao mundo como temos evoluído no Brasil, e os desafios que temos enfrentados para a consolidação desses espaços de participação.

Infelizmente, mesmo contando com a participação de chefes de Estados e lideranças políticas de diferentes tendências, o fórum acaba ocupando pouco espaço na mídia, o que deixa milhões de brasileiros alheios a esse movimento que ocorre no País. Precisamos, por isso, fazer um movimento contrário: dar visibilidade ao fórum significa direcionar os holofotes para as lutas sociais e fazer um chamamento para um mundo onde cada vez mais pessoas deixam sua condição de subalternidade social para o exercício de um protagonismo efetivo na construção dos rumos da sociedade em que vivem.

Convido você a acompanhar pelas redes sociais, pelo jornal, enfim, por meio dos espaços que venham a produzir informações sobre tudo o que vai acontecer por aqui até o dia 29. 

Pessoalmente, enviarei notícias pelo Twitter, @blogdoferrari e Facebook no endereço https://www.facebook.com/professorferrari




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;