Política Titulo
PT tenta seduzir PSDB para garantir reeleição na Câmara
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
08/12/2010 | 07:41
Compartilhar notícia


 

O presidente da Câmara de Diadema, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), ofereceu a "1ª ou 2ª secretaria" da mesa diretora à bancada do PSDB para garantir apoio na reeleição da presidência da Casa. A oferta vai passar pelo crivo da bancada tucana - Lauro Michels, José Francisco Dourado e Márcio Pascoal Giudicio, o Márcio da Farmácia - que afirma só aceitar a primeira opção e tende a selar parceria com os sempre adversários em disputas eleitorais.

Segundo Michels, o PSDB está "bem propenso a apoiar" o projeto petista de reeleição. "Não interessa a divergência. O PSDB precisa ter o espaço justo dentro da mesa. Na Assembleia Legislativa é assim, o PT é oposição e tem seu espaço na mesa", comparou Michels. Zé Dourado também admite apoiar o PT, mas "prefere conversar mais" com Laércio Soares (PCdoB), que também pleiteia a direção do Legislativo. "Os dois candidatos têm capacidade de dirigir a Casa. Os dois são de esquerda e eu não vejo diferenciação em apoiar um ou outro", comentou Zé Dourado.

Entre eles, ainda não há um favorito para compor a mesa. "Os três são capacitados para o cargo e nenhum de nós vai ter dificuldade em indicar o outro", ponderou Zé Dourado.

O petista conta, certamente, com os cinco votos da bancada do partido e, agora, pode ter os três tucanos - tem oito ao todo. Com isso, Maninho precisaria de apenas mais um voto para garantir a reeleição, já que a Casa abriga 17 vereadores e só é necessário maioria simples para decretar a vitória. "Tivemos uma reunião boa, está bem encaminhado. Mas ainda estou conversando com todos parlamentares", explicou Maninho.

A parceria entre tucanos e petistas, que desacordam em ideologias partidárias, é vista com normalidade por Maninho. "Nossa cidade não rejeita todos os projetos da oposição, nem eles o do governo, temos compreensão, Diadema já superou isso", comentou Maninho.

 

A OUTRA

A proposta de Laércio para conquistar a presidência é a de renovação e não permitir que o PT complete 12 anos na direção do Legislativo. "Acredito que vamos ter definição na segunda-feira, pois vamos registrar as chapas na terça", disse Laércio que já havia dito que os vereadores Talabi Ubirajara Cerqueira Fahel (PSC), José Edmilson Pereira da Cruz, o Pastor Edmilson (PRB) e Célio Lucas de Almeida, o Célio Boi (PSB), estariam o apoiando, mas os parlamentares não confirmaram.

 

CASAMENTO

O PSB deve se reunir amanhã para tentar unificar o discurso dos dois vereadores, segundo o presidente do partido, Manoel José da Silva, o Adelson. Enquanto Célio Boi pretende apoiar Laércio, Wagner Feitosa, o Vaguinho, tende a apoiar Maninho. "Preciso fazer o Célio e o Vaguinho casarem. Os dois são muito partidários, tenho certeza que não vamos ter problemas", analisou Adelso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;