Internacional Titulo
Exército chileno expulsa general por declarações a favor de Pinochet
Da AFP
15/12/2006 | 10:35
Compartilhar notícia


O Exército chileno decretou a expulsão do general Ricardo Hargreaves por ter feito declarações a favor de Augusto Pinochet, falecido no último domingo.

O militar era comandante-em-chefe da Quinta Divisão de Exército da cidade de Punta Arenas e, na quinta-feira, havia assumido como titular da Guarnição de Santiago.

Depois dos funerais do ex-ditador, na terça-feira, Hargreaves declarou a um jornal local: "Fui partícipe da causa de Pinochet e continuo compartilhando dela. Devemos a ele muitas coisas, não somente como Exército, e sim como país, já que ele foi capaz de assumir uma grande responsabilidade, em um momento em que o país estava absolutamente convulsionado e em colapso".

"Em relação às declarações emitidas pelo general de divisão Ricardo Hargreaves Butrón a respeito do falecimento do general Augusto Pinochet Ugarte, o comandante-em-chefe do Exército resolveu solicitar ao citado general sua renúncia à instituição", afirma um comunicado do Exército.

Anteriormente, o Exército chileno já havia destituído o capitão Augusto Pinochet Molina, neto deo ex-ditador, que exaltou o golpe militar liderado por seu avô há 33 anos em um discurso não programado durante os funerais.

O governo da presidente, Michelle Bachelet, se manifestou satisfeito com a expulsão de Pinochet Molina. "O governo esperava que o comandante-em-chefe fizesse uso de suas atribuições, como o fez”, assinalou o ministro do Interior, Belisario Velasco, numa primeira reação oficial.

"O comandante-em-chefe aplicou uma sanção livremente e de acordo com suas atribuições", insistiu, ao descartar uma eventual pressão do Governo para precipitar o castigo ao neto do ex-ditador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;