Internacional Titulo
Exército napoleônico foi derrotado pelos piolhos
Da AFP
03/01/2006 | 18:37
Compartilhar notícia


Muitos dos soldados do exército de Napoleão que deixaram Moscou e retrocederam em Vilna, capital da Lituânia, foram vítimas de doenças transmitidas por piolhos, em dezembro de 1812, anunciou nesta terça-feira o Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS, na sigla em francês).

Um grupo de cientistas do CNRS, chefiados por Didier Raoult, analisaram amostras de terra, tecidos e dentes recuperados em uma fossa comum em Vilna (800 km a oeste de Moscou), onde havia ossos de centenas de soldados de Napoleão.

Análises demonstraram que mais de 30% destes militares morreram por causa de infecções transmitidas pelos piolhos, como a "febre dos piolhos" (causada pela bactéria Borrelia recurrentis), "a febre das trincheiras", ou seja, cólicas e diarréias, e o tifo, provocado pela bactéria Rickettsia prowazeki.

O CNRS lembrou que, embora a existência das bactérias seja conhecida desde o fim do século XIX, a descrição histórica das doenças que causam é mais confusa e complicada.

Assim, a relação entre os piolhos e o tifo só foi descoberta em 1909, pelo médico francês Charles Nicolle.

Segundo as pesquisas do CNRS francês, que serão publicadas no número de janeiro de 2006 do "Journal of Infectious Diseases", as infecções transmitidas por estes parasitas podem ter causado mais mortos que as armas e os confrontos nas guerras dos séculos passados.

Neste contexto, estas doenças parasitárias teriam desempenhado um papel importante na derrota do exército de Napoleão, concluíram os cientistas do CNRS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;