Economia Titulo
Confira o fechamentos das principais bolsas européias
Por Do Diário do Grande ABC
10/12/1999 | 16:47
Compartilhar notícia


A Bolsa de Londres fechou nesta sexta-feira (10) com o índice FT-100 em alta de 58,7 pontos (0,88%), em 6.739,5 pontos, pouco abaixo do recorde de 6.742 pontos alcançado ha uma semana. O volume alcançou 1,55 bilhao de açoes negociadas. Traders ouvidos pela Dow Jones disseram que a atividade se concentrou em algumas açoes selecionadas, o que contribuiu para a volatilidade do mercado. As açoes da United Utilities, que haviam fechado em forte queda quinta-feira, fecharam em alta de 14%. As da Marks & Spencer também avançaram 14%, em meio a especulaçoes de que a empresa pode ser comprada. As da fabricante de computadores Logica subiram 15%, depois de a companhia divulgar seus resultados. A decisao do Banco da Inglaterra de manter as taxas de juro inalteradas, quinta-feira, beneficiou as açoes dos bancos (Barclays +6,12%, Bank of Scotland +4,12%). As do Corus Group, do setor siderúrgico, caíram 7,55% devido à r ealizaçao de lucros.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC-40 caiu 67,52 pontos (1,22%) e fechou em 5.481,10 pontos. As açoes da France Telecom fecharam em queda de 8,1%, refletindo a decepçao dos investidores pelo fato de a empresa ter perdido, para a KPN da Holanda e a norte-americana Bellsouth, a "corrida" para a aquisiçao da operadora alema de telefonia celular E-Plus. As açoes da rival Vivendi subiram 3,9%, em meio a especulaçoes de uma possível aliança com a KPN. Outras blue chips francesas caíram devido à realizaçao de lucros, como STMicroelectronics (-4,3%) e Lagard re (-7,5%). As açoes da Cap Gemini voltaram a beneficiar-se da notícia de sua aliança com a Ernst & Young e subiram 7,5%.

Na Bolsa de Frankfurt, o índice Xetra-DAX caiu 20,16 pontos (0,33%) e fechou em 6.097,90 pontos. Segundo Günter Burgold, do BHF Bank, o mercado "ainda está se consolidando num nível alto". As açoes da SAP, do setor de software, subiram 10,2%, depois do anúncio de que a empresa oferecerá opçoes de açoes e bônus conversíveis a seus funcionários. As açoes da Mannesmann caíram 1,8% e as da Deutsche Telekom fecharam em queda de 2%, em reaçao ao anúncio da compra da E-Plus pela aliança KPN/Bellsouth. As da Siemens caíram 3,8%, devido à realizaçao de lucros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;