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Leroy Merlin inaugura novo Centro de Distribuição, em São Bernardo
Tauana Marin
Especial para o Diário
06/07/2006 | 08:18
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Há mais de um mês, a empresa Leroy Merlin, especializada em materiais e serviços de construção, acabamento, decoração, bricolagem e jardinagem, inaugurou um novo do Centro de Distribuição (CD), em São Bernardo, para abastecimento de toda a rede. A empresa chegou ao Brasil em 1998 e conta hoje com 12 lojas, localizadas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Brasília e São Paulo, onde estão cinco estabelecimentos, sendo um em São Caetano.

Com um terreno de 90 mil metros quadrados, o novo centro conta agora, com mais que o dobro da capacidade de armazenagem de materiais, se comparado ao antigo espaço, em Paulínia (SP). Para o diretor de logística da empresa Daniel Antoniassi, o espaço encontrado foi um dos motivos pelo qual a região foi escolhida para a instalação do centro de distribuição. “É mais do que suficiente para absorver as necessidades de estocagem de todas as lojas”, afirma.

Além disso, o Grande ABC é boa opção para o entreposto, por estar mais próximo de centros consumidores, rodovias, além do Porto de Santos. “São Bernardo é uma região que também dispõe de boa infra-estrutura de rodovias, como a Anchieta e a Imigrantes, e estamos bastante próximos das lojas de São Paulo” conclui Antoniassi.

Além de aumentar a disponibilidade dos produtos em loja e assim reduzir para 1% a falta de mercadoria, que gira em torno de 3% hoje, o Centro de Distribuição tem como objetivo focar o local de entrega de mercadorias aos fornecedores. “Assim, é possível ter um controle maior sobre a chegada e distribuição das mercadorias entre as lojas” diz o gerente.

Atualmente, 70% das mercadorias vão direto para as lojas, 20% ficam armazenadas no centro (como cerâmicas e louças sanitárias) e 10% são entregues pelo sistema cross docking, que consiste na rápida movimentação entre a chegada no centro e saída dos produtos às lojas, sem que eles sejam estocados, agilizando o processo. Para realizar os serviços de entrega, cerca de 40 caminhões carregados de mercadoria saem todos os dias do centro, que funciona 24 horas.

A empresa também utiliza um sistema automatizado de gestão de estoque, no qual todos os dados são transmitidos via rádio freqüência, o que permite reduzir a ocorrência de falhas na informação de movimentação e controle das mercadorias estocadas, revela Antoniassi. Outra novidade é o sistema voice picking, no qual o processo de separação de mercadorias é feita por meio do comando de voz entre o profissional e o computador, para aumentar a produtividade e agilizar o serviço. A rede contratou a empresa francesa ID Logistics que está no país há quatro anos para realizar e operar os serviços de logística. (Supervisionado por Hugo Cilo)




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