Esportes Titulo
Técnico garante percurso de pouca dificuldade na prova
Por Gabriela Araújo
Especial para o Diário
06/08/2005 | 09:25
Compartilhar notícia


Para atender aos pedidos dos corredores, a 3ª Meia Maratona de São Bernardo, que este ano conta com 4,1 mil atletas inscritos, sofreu algumas alterações em seu percurso. O personal trainer e técnico da equipe Habib's/Runtech, Agnaldo Sampaio, analisou os 21,1 km que serão percorridos pelos atletas e acredita que a pequena quantidade de subidas inclusas na prova diminui o grau de dificuldade da competição.

As dicas de Agnaldo antecedem a largada da prova. "Estamos em uma época fria e a tendência é que ocorra uma menor oxigenação nos tecidos, aumentando o risco das lesões. É imprescindível um bom alongamento". Para isso, às 8h30 deste domingo, os corredores irão contar com a presença de professores no palco do evento, em frente ao Ginásio Poliesportivo, para um alongamento e aquecimento coletivo.

O trecho inicial da prova é a avenida Kennedy, onde os maratonistas vão encontrar uma avenida reta com leve declive, deixando o início da disputa mais rápido. "A prova será naturalmente rápida, não tem como segurar nos 7 km iniciais porque os atletas de elite já irão partir com tudo", falou o personal trainer. Entre os atletas da elite destacam-se Adriano Bastos, da equipe Pão de Açúcar e bicampeão da Maratona da Disney, e Aleudo Francisco dos Santos, do Cruzeiro Esporte Clube, quinto colocado na Meia Maratona do ano passado.

Após passar pela Senador Vergueiro e pela Marechal Deodoro, os atletas chegam a uma das partes mais críticas do percurso. "Um dos pontos mais difíceis é a avenida Prestes Maia. A rua é uma falsa reta, ela migra e, aos poucos, a subida se acentua. O atleta tem a impressão de estar em uma rua reta e, de repente, se depara com uma enorme subida". O alerta serve para que os corredores reduzam o ritmo no início da avenida e consigam manter um bom desempenho na forte subida que vem a seguir.

Os corredores entram na avenida Rotary, Anchieta e Cristiano Angeli, onde também encaram uma subida muito difícil. Outra etapa que exigirá esforço dos corredores é a avenida Piraporinha. "Se pensarmos em desgaste, a Piraporinha é a mais difícil. Ela também é uma subida que se acentua aos poucos com o agravante de estar no final da corrida, quando os competidores já estão bastante desgastados". É nesse trecho que provavelmente a prova será decidida.

Depois de tanto esforço, os atletas podem aumentar o ritmo na descida da avenida Lucas Nogueira Garcez e seguir para cruzar a linha de chegada, novamente na Kennedy.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;