Internacional Titulo
Síria aponta Israel como responsável na crise do Oriente Médio
Do Diário do Grande ABC
08/10/2000 | 16:37
Compartilhar notícia


O chanceler sírio Faruk al-Shará declarou neste domingo que considera Israel como responsável pela morte de palestinos e pela fuga de suas obrigaçoes dentro do processo de paz. O chanceler deve realizar uma reuniao de cúpula árabe dentro das próximas semanas.

Ele considerou que os choques entre palestinos e israelenses sao inseparáveis das tentativas de retomar negociaçoes para uma paz entre o estado judeu e a Síria, paradas desde janeiro.

O primeiro ministro israelense, Ehud Barak, reafirmou neste domingo que a Síria tema responsabilidade de assegurar que nao haverá açoes hostis contra Israel a partir do Líbano.

Neste sábado, guerrilheiros do Hezbolá capturaram três soldados israelenses no território disputado de Chebaa, que Israel tomou da Síria durante a guerra de 1967. Beirute e Damasco dizem que o território é libanês, mas Israel afirma que ele deve ser negociado junto com as Colinas de Gola.

Pouco depois da captura, Barak disse em mensagens ao Líbano e à Síria que tomaria "medidas enérgicas" para garantir a segurança dos soldados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;