Cultura & Lazer Titulo
Grupo de Diadema apresenta espetáculo 'Imagens'
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
09/11/2004 | 10:48
Compartilhar notícia


O Mão na Roda, grupo integrante da Cia. de Danças de Diadema, se apresenta nesta terça, às 20h30, no Teatro Municipal de Santo André. Seis bailarinos portadores de deficiência física encenam os movimentos da coreografia Imagens, concebida e dirigida por Luis Ferron. O espetáculo é o quinto realizado nos cinco anos de existência do grupo, formado exclusivamente por portadores de necessidades especiais que se dedicam à dança contemporânea.

Em Imagens, eles mostram as vitórias que as pessoas em condições físicas semelhantes às suas podem alcançar com perseverança. Não se trata de status social, fama ou poder, mas são conquistas sutis como subir e descer sozinho de uma cadeira de rodas. São desafios superados e o reflexo disso na auto-estima.

É um espetáculo denso e poético. O diretor pensou cada coreografia para cada corpo e suas limitações a serem dominadas. "A dança contemporânea enxerga a poética dos corpos", afirma Ferron. O elenco é formado por Osvaldo Silvério, Hélio Feitosa, Mulsid Hauache, Neta Pereira, Graça Esteves e Alberto Rodrigues.

Projeto - O Mão na Roda foi criado em 1999, a partir da Cia. de Danças de Diadema, como um programa de inclusão social dirigido a portadores de deficiência física. Além do teor artístico, o grupo carrega a função da conscientização. Seus integrantes participam de palestras em escolas, abordando presença e atuação dos deficientes na sociedade.

Nesses cinco anos, o Mão na Roda criou e executou quatro coreografias que visitaram várias cidades pelo país, como Alegrete (RS), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC). Foram realizadas cerca de 120 apresentações dos espetáculos Omaromar (2000), Estranhos Corpos (2001), Pô - Uma Trilogia Poética (2002) e Pelos Caminhos que Ando (2003). Em agosto deste ano, estreou Imagens em São Bernardo.

Para manter a equipe - da qual também fazem parte as assistentes Adriana Farias e Daniela Rocco e as bailarinas Priscila Rodrigues e Samara Andressa -, o grupo conta com o patrocínio da empresa EHP Automação, de São Bernardo. A sede fica no Centro Cultural Nogueira (tel.: 4071-9300), em Diadema.

Imagens - Dança, com o grupo Mão na Roda. Terça, às 20h30. No Teatro Municipal de Santo André - praça IV Centenário, s/nº, Santo André. Tel.: 4433-0780. Ingr.: R$ 10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;